terça-feira, 30 de junho de 2020

OS BENEFÍCIOS DOS TEMPEROS E ESPECIARIAS PARA A SAÚDE


Hoje, vamos conhecer a variedade dos temperos e ervas que as pessoas usavam nos tempos bíblicos e atualmente. A sua importância medicinal e a capacidade de acrescentar aroma, sabor e cor à comida, doces, chás... As mencionadas na Bíblia são: coentro, manjericão-santo, manjerona, menta, salsa, alecrim, alho, cebola, canela.
Tempero é a substância (erva, raízes, especiaria, sal, pimenta, colorau, etc.) que é acrescentada a um alimento (antes, durante ou após o seu preparo, ou ainda na sua degustação), para emprestar-lhe sabor, aroma, cor ou realçar o seu paladar.




A utilização dos condimentos é muito variável, de acordo com hábitos e tradições das regiões mundiais. A maioria destes ingredientes tem como origem o Oriente, a Europa e as Américas.
A princípio, o sal, as ervas e especiarias foram e ainda são, utilizadas para conservar os alimentos. 
Não podemos deixar de notar as especiarias nos pratos indianos e a pimenta nos mexicanos, assim como não sentimos o gosto do sal ou de temperos no arroz japonês…
Uma pesquisa realizada pela Banca do Ramon, mostra que os brasileiros consideram alho (46%), cebola (19,5%) e pimenta (5,4%) como temperos indispensáveis na hora de preparar a refeição. 
Os temperos naturais possuem ações anti-inflamatórias, antioxidantes, calmantes, estimulantes, cicatrizantes e antibióticas. Já os que são industrializados possuem altos níveis de sódio, além dos aromatizantes e corantes", explica.
Conhecer e entender os benefícios dos temperos, ervas da antiguidade e  mundo atual é muito importante, para a nossa saúde e segredos de sucesso, na preparação de pratos com aromas e sabores especiais para receber os amigos e familiares.(ops...depois da pandemia).

Conheça os benefícios de cada um e passe a incluí-los em suas receitas.
Coentro- É usado para dar sabor a pães, carnes, doces, saladas, molhos, sopas, etc. 
Benefícios são : antioxidante, digestivo, e auxilia no tratamento da ansiedade. Também é usado para aliviar dores musculares.


Manjericão- Na culinária, pode ser usado fresco, congelado ou seco em sopas, peixes, omeletes, molhos, massas, pizzas e com vegetais,sendo essencial em molhos e no pesto.
Benefícios: É digestivo, antisséptico, anti-inflamatório, ajuda no combate de infecções do trato respiratório. Tem efeito de baixar substancialmente o nível de açúcar nos  diabéticos e de reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos. Combate tosse e dor de cabeça, crises de rinite...

Manjerona- Pode ser usada desde aromatizar saladas simples, como temperar carnes, peixes, frangos, guisados, pizzas, molhos...
Benefícios: são: expectorante, mucolítica, antiviral, analgésica, bactericida, diurética, digestiva, anti-espasmódica, regula a pressão arterial, evita a coagulação do sangue e também mostrou, em estudos recentes, ser capaz de interromper o crescimento do vírus da herpes.

Menta- Ela é considerada como uma das “ervas amargas” ( em Êxodo 12:8 e Números 9;11). É usada em molhos, carnes, saladas, massas e sopas.
Benefícios: Rica em vitaminas A e C, cálcio, ferro e magnésio, retarda o envelhecimento. Na forma de chá, combate dores de barriga(anti-espasmódico e prisão de ventre. Auxilia na produção de enzimas digestivas e nas infecções do trato respiratório, e é anestésica.

Salsa- A salsa é rica em vitaminas A e C, possui vários benefícios e por isso deveria ser mais utilizada diariamente em  molhos de ervas e manteiga, carnes, feijão e lentilha
Benefícios: Tem propriedade diurética que ajuda a prevenir retenção liquida e promove uma limpeza, desintoxicando o corpo. Alguns dos principais benefícios que a salsa apresenta, são: Ação anti-inflamatória, controle de açúcar no sangue, combate anemia, alivia constipação intestinal e possui ação rejuvenescedora. Também auxilia  nas funções da bexiga, rins, fígado, baço, pulmões, estômago e tireoide.

Alecrim- É usado em carnes, marinados, refogados de legumes e frutos do mar, chás...
Benefícios: estimulante geral, hipertensor, antioxidante, anti-inflamatório e diurético. Também protege contra o câncer e auxilia a digestão, é estimulante, ativador da circulação sanguínea, antidepressivo e antisséptico pulmonar. È indicado  em casos de esgotamento cerebral.

Alho- Usado em carnes, frangos, refogados, molhos de tomate...
Benefícios:Além de ter propriedade antioxidante, anti-inflamatória, vermífugo, antibacteriana, analgésico, antiviral, antifúngica, antisséptica e diurética, os dentes de alho ainda aliviam tosses, bronquite e resfriados. Melhora a circulação sanguínea, purifica o sangue e previne alguns tipos de câncer, principalmente o de estômago. Auxilia no sistema imunológico.


Cebola- Usada em receitas com peixes, ovos, legumes, refogados, saladas e sopas...
Benefícios: Previne tumores, impede a formação de coágulos, combate bactérias e fungos e fortalece o sistema imunológico. É antioxidante, digestiva, antimicrobiana e estimulante cardiovascular.

Pimenta-do reino- Usada em saladas, marinados, sopas , molhos diversos, picles...Pode ser usada tanto em grão quanto moída.
Benefícios: Possui ação antioxidante e anticoagulante. Também previne gripes e resfriados. Aceleram o metabolismo.

Tomilho- Usado em  pratos diversos que levam tomate ou queijo.
Benefícios:Possui ação diurética, antifúngica e anti-inflamatória. Melhora o fluxo sanguíneo e alivia os sintomas da artrite e das dores musculares. Digestivo, antisséptico, cicatrizante e vermífugo.

Canela- Para doces, salgados, para tudo.
Benefícios: Aromática, anti-inflamatória, antioxidante, antimicrobiana, estimulante, ajuda a prevenir e combater a diabetes.  

Açafrão- Usada em sopas, molhos, pães, maioneses, frangos, carnes e feijão
Benefícios: anti-inflamatória, anticancerígena, protege o diabetes,protege o coração.
  
Gengibre- O gengibre possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces e em diversas formas: fresco, seco, em conserva ou cristalizado.
Benefícios:Incluem sua ação anticoagulante, vasodilatadora, digestiva, anti-inflamatória, antiemética, analgésica, antipirética e antiespasmódica. Pode ser utilizada no tratamento de problemas circulatórios, resfriados ou inflamações, como dor de garganta.Trata enjôos, combate infecções e doenças cardiovasculares e auxilia no emagrecimento.


Atenção: É contra-indicado para quem usa remédio anticoagulante.

Pessoas com pressão alta e que usam medicamentos para controlar a pressão só devem consumir gengibre de acordo com orientação médica.

DICA:Você pode ter seus próprios temperos fazendo uma pequena horta em casa e, quem mora em apartamento, alguns temperos podem ser plantados em vasos individuais.


NUNCA DESPREZE OS CONHECIMENTOS DE TEUS ANCESTRAIS!



Fonte: tuasaude.com
           boaforma.abril.com.br
           bonde.com.br
           colherdepau.sul21.com.br
           A Dieta de Jesus- Heloisa Bernardes
Acessado em: 30/06/20
Imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário