1º ANO - 2013

Célula vegetal
OBS: Nomenclatura em espanhol



Fonte: www.infoescola.com.br
Acessado em: 06/05/2013



Célula Animal

Fonte: Sônia Lopes.

Gabarito da prova-Turma 101
1.e                                           6.d                            11.d
2.d                                           7.c                            12.c
3.a                                           8.c                            13.b
4.b                                           9.e                            14.e
5. a                                         10.a                           15.b

Abraços!!!
Profª Clair






Música da Fotossíntese 


Respiração Celular



Carboidratos


Lipídeos



Gabarito do Teste-Turma 101


1- b
2- c
3- e
4-a
5- e
6- d
7- d
8- d
9- a
10- e
11- e
12- d



Vitaminas Complexo B



Vitaminas A D E K


Música Vitaminas



Macete de Vitaminas
Vitaminas e doenças ocasionadas pela sua falta:

Vitamina A: cegueirA noturnA
Vitamina B: Béri Béri
Vitamina C: esCorbuto
Vitamina D: raquiDismo (é só falarem para eles, qual é a letra que lembra mais o T do raquitismo?)
Vitamina E: deixa EstÉril
Vitamina K: problemas de Koagulação

Fonte: Biomaníacos

CARÊNCIAS DE VITAMINAS

O rítmo é o da música: O balance, balance ( Gravado pela Elba Ramalho)
Sem VITAMINA C, ESCORBUTO pega você
E o RAQUITISMO, acontece porque falta VITAMINA D

Quando há CEQUEIRA NOTURNA, falta VITAMINA A
Quando dá HEMORRAGIA, falta VITAMINA K

Sem VITAMINA E, rato NÃO VAI TER BEBÊ
E o BERIBÉRI, acontece porque falta VITAMINA B (B1)




VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
As vitaminas lipossolúveis, são as que se dissolvem em lipídios, por exemplo, óleo.
Se você sai na rua e passa por uma poça de óleo o que é que acontece?
você leva uma KEDA.

Vitaminas K, E, D e A.



Vitaminas hidrossolúveis
As Praias Boqueirão e Caiçara possuem água, portanto vitaminas hidrossolúveis

Fonte: Orkut - Colégio Terceiro Milênio


Gabarito da prova da Turma 101
1.  B                                                                              11.B
2.  E                                                                              12. C
3.  C                                                                              13. A
4.   E                                                                             14. E
5.  B                                                                              15. D
6.  A                                                                              16. B
7.  A                                                                              17. E
8.  C                                                                              18. A
9.   D                                                                             19. E
10. E                                                                              20.D

Núcleo





Os ácidos nucleicos

Existem basicamente dois tipos de ácidos nucleicos: o ácido desoxirribonucleico (DNA) e o ácido ribonucleico (RNA).
O DNA é o principal constituinte dos cromossomos, e é nele que estão os genes, responsáveis por todas as características hereditárias dos indivíduos.
O RNA é formado a partir do DNA e participa principalmente do processo de síntese de proteínas.
Tanto o DNA como o RNA são formados por várias unidades que recebem o nome de nucleotídeos. Por isso, esses ácidos nucléicos são chamados polinucleotídeos.
Cada nucleotídeo é formado por três outras moléculas:
ü      Fosfato;
ü      Açúcar, que no DNA é a desoxirribose e no RNA é a ribose;
ü      Base hidrogenada, que pode variar de nucleotídeo para nucleotídeo; os nucleotídeos são reconhecidos pela base hidrogenada que contém.
As bases hidrogenadas possuem estrutura em anel que contém hidrogênio. Classificam-se em púricas e  pirimídicas.

DNA
RNA
Bases púricas
Adenina (A); Guanina (G)
Adenina (A); Guanina (G)
Bases pirimídicas
Citosina (C); Timina (T)
Citosina (C); Uracila (U)
Pentose
Desoxirribose
Ribose

Cada molécula de DNA é formada por vários nucleotídeos. Cada nucleotídeo possui uma molécula de ácido fosfórico (P), uma molécula do açúcar desoxirribose (D) e uma molécula de base hidrogenada. Um nucleotídeo difere do outro apenas pela base hidrogenada, que pode ser adenina (A), guanina (G), citosina (C) ou timina (T).
O modelo da estrutura molecular do DNA foi proposto em 1953 pelos pesquisadores Watson e Crick, e é aceito até hoje. Segundo esse modelo, cada molécula de DNA é uma dupla-hélice em que duas cadeias de nucleotídeos dispõem-se espiraladamente em torno de um eixo. Essas cadeias estão unidas entre si por pontes de hidrogênio que se formam entre as bases nitrogenadas. A adenina de uma cadeia emparelha-se sempre com a timina da outra; a citosina de uma cadeia emparelha-se sempre com a guanina da outra. Diz-se que A e T são bases complementares, uma em relação à outra, assim como ocorre com C e G. Isso significa que, se em um trecho de uma molécula de DNA uma das cadeias apresenta a sequência de bases TCAGTC, a cadeia complementar é AGTCAG, respectivamente.
Cada cadeia de molécula de DNA tem seus nucleotídeos dispostos linearmente, e a ordem em que eles ocorrem pode variar. Uma molécula de DNA difere de outra pela ordem em que os nucleotídeos se dispõem.

Duplicação do DNA

Antes de se dividir, a célula duplica o DNA por um processo chamado duplicação semiconservativa, pelo fato de que cada DNA novo possui uma das cadeias de nucleotídeos da molécula-mãe, garantindo que as células resultantes do processo recebam o mesmo material genético. Na duplicação do DNA há participação de uma enzima chamada DNA-polimerase, que catalisa a síntese da cadeia nova tomando a cadeia –mãe como molde. Na duplicação do DNA, podem ocorrer erros (mutações), que alteram a receita genética das células que recebem esse DNA modificado.

Transcrição: a síntese do RNA


O RNA é fabricado a partir de um modelo de DNA, em um processo chamado transcrição gênica. As duas cadeias do DNA se separam e apenas uma delas serve de modelo ao RNA; a outra não participa da transcrição. Assim a seqüência de bases hidrogenadas de uma molécula de RNA reflete rigorosamente a seqüência de bases nitrogenadas da cadeia de DNA que lhe serviu de modelo. Por exemplo, uma cadeia de DNA com seqüência de bases TAGGCTAATGCTCGTA produz um RNA com seqüência de bases AUCCGAUUACGAGCAU.

A Síntese de Proteínas

Esquema  dos três mecanismos básicos que ocorrem em todos os seres vivos.

A síntese protéica  ocorre nos ribossomos e denomina-se tradução e dele participam os três tipos de RNA, produzidos na célula, todos eles produzidos por meio do DNA, com funções diferentes.
ü      RNA mensageiro ( RNAm ) – Ele orienta a produção da proteína, determinando a seqüência dos aminoácidos na molécula, que são vinte.
É formado por um  filamento simples que contém várias seqüências  de três bases nitrogenadas,      sendo cada conjunto de três bases chamado códon.
A seqüência dos códons determina a seqüência dos aminoácidos da proteína. O RNAm leva a informação do DNA  dos cromossomos para a produção do polipeptídeo, no citoplasma. O RNAm  passa pelos poros da carioteca  ao citoplasma.

ü      RNA transportador ( RNAt )- É o menor RNA da célula e tem o formato de folha de trevo.  Seu papel é  captar  os vários aminoácidos no citoplasma e transportá-los até o local da síntese da proteína.
Cada molécula de RNAt  possui cerca de 80 nucleotídeos arranjados na forma de um trevo. Há    em cada molécula de RNAt , uma seqüência de 3 bases, que lhe dão especificidade. Em outras palavras, para cada aminoácido a ser transportado, há um RNAt  específico, identificado por um código de três nucleotídeos em  seqüência  chamado  anticódon que se encaixa em determinado códon do RNAm.

ü      RNA ribossômico ( RNAr )- Ocorre associado a proteínas, formando os ribossomos. É o maior RNA  da célula.

A síntese da molécula de proteína

No citoplasma, o RNAm liga-se a ribossomos, que dão início à produção de proteínas a partir da leitura  da mensagem codificada no RNAm . Quando um ribossomo  se desloca ao longo do RNAm, a cada seqüência de três bases, um RNAt com um aminoácido  preso   a  ele liga-se momentaneamente ao códon por seu anticódon, que é uma seqüência de três bases complementares às do códon.
Um segundo RNAt chega carregando o seu aminoácido, o qual se solda ao primeiro aminoácido encaixado. O primeiro RNAt solta-se e sai em busca de um novo “passageiro” para trazê-lo ao ribossomo.
O ribossomo se desloca sobre o RNAm , abrangendo um novo códon, o que permite a entrada de um novo transportador, trazendo um terceiro aminoácido, que se solda ao segundo, liberando o transportador para novos transportes e fazendo o ribossomo deslizar sobre um novo códon, e assim sucessivamente até que todo o RNAm  tenha sido lido.
Quando todo o RNAm tiver sido lido pelo ribossomo e traduzido em uma molécula de proteína, o ribossomo solta-se do RNAm e a proteína está pronta.







SÍNTESE PROTEICA

Replicação, Transcrição e Tradução


Replicação, transcrição e tradução são processos que ocorrem com os ácidos nucleicos e que são essenciais para o funcionamento das nossas células. Em tópicos anteriores, já vimos a estrutura geral dos ácidos nucleicos  a estrutura do DNA e sua organização em cromossomos e os diferentes tipos de RNA. 

1) A replicação é a duplicação de uma molécula de DNA. Isso ocorre porque nossas células estão constantemente em divisão, e como todas as células somáticas possuem a mesma quantidade de DNA, precisamos sempre duplicar nosso DNA antes da célula se dividir.

2) A transcrição é um processo onde a informação sai do genoma de DNA para a formação de RNA ms  que comandam toda a maquinaria celular. Como o “idioma” do DNA e do RNA é o mesmo, os nucleotídeos, a informação é transcrita, ou seja, copiada. 

3) A Tradução é o processo final de cascata, que ocorre nos ribossomos, livres ou no retículo endoplasmático. As moléculas de RNA são críticas nesse momento, pois são elas que fazem a ponte entre a sequência dos nucleotídeos no DNA e o “idioma” das proteínas, os aminoácidos.


Este texto foi retirado da página 
http://www.qieducacao.com/2011/04/replicacao-transcricao-e-traducao.html




Ácidos Nucleicos




Cariótipo




Divisão Celular: Mitose e Meiose




REVISÃO
II -Assinale a alternativa correta.
1- Os termos metacêntrico, submetacêntrico e acrocêntrico correspondem à  classificação de:
a) cromossomos, quanto à posição do centrômero.
b) cromossomos, quanto à posição do satélite.
c) mutações cromossômicas.
d) aberrações cromossômicas.
2- A diferença entre DNA e RNA, com relação  às bases, é que:
a) DNA tem uracila e citosina.
b) RNA tem timina e adenina.
c) DNA tem uracila e timina.
d) RNA tem adenina e uracila.
3- O RNA é fabricado a partir de um modelo de DNA.Este processo é chamado:
a) reprodução sexuada
b) reprodução assexuada
c) duplicação semiconservativa
d) transcrição gênica
4- Um indivíduo com as seguintes características: olhos com os cantos puxados para cima, cabeça pequena, com a face achatada; dentição irregular; pescoço curto; coeficiente intelectual baixo e um cromossomo a mais no par 21. Apresenta a seguinte síndrome:
a) Turner                                  c) Barr
b) Down                                  d) Klinefelter
5- Um cariótipo revela que um indivíduo possui em seu cromossomo sexual, dois cromossomos X e um Y. Conclui-se que  é portador da síndrome de:
a) Down                                  c) Turner
b) Klinefelter                          d) superfêmea
6- Um espermatozóide portador de 22 autossomos e nenhum cromossomo sexual, se fecundar um óvulo normal origina um indivíduo:
a) indivíduo normal                c) síndrome de Turner
b) síndrome de Down            d) síndrome de Klinefelter
7- As bases hidrogenadas do DNA  são:
a) adenina, timina, citosina e guanina
b) bases púricas
c) adenina, timina,citosina e uracila
d) somente adenina e timina
8- O açúcar (glicose)  do RNA é a :
a) adenina                             c) desoxirribose
b) ribose                               d) fosfato
9- Uma alteração hereditária na seqüência de bases de um gene é chamada:
a) duplicação gênica            c) tradução gênica
b) mutação gênica                d) transcrição gênica
10- O material hereditário dos seres vivos é:
a) a desoxirribose                 c) o RNA
b) o DNA                             d) a base hidrogenada
11- Em um trecho de DNA  uma das cadeias apresenta a seqüência de bases  ACGTCAAGCT, a cadeia complementar é respectivamente:
a) TTGCAGTTCCA
b) TGCAGTTCGA
c) AGCTTGACGT
d) CCGTAATCGA                     
12- O RNA é fabricado a partir de um modelo de DNA.Este processo é chamado:
a) reprodução sexuada
b) reprodução assexuada
c) duplicação semiconservativa
d) transcrição gênica
13- Estrutura de molécula de dupla-hélice em que duas cadeias de nucleotídeos dispõe-se espiraladamente em torno de um eixo, é:
a) molécula de RNA                           
b) molécula de DNA
c) molécula de proteína
d) base hidrogenada
14- Cinco amostras com ácidos nucléicos foram analisadas quimicamente e apresentaram os seguintes resultados:
I- 1ª amostra: ribose
II- 2ª amostra: timina
III- 3ª amostra: dupla-hélice
IV- 4ª amostra: uracila
V- 5ª amostra: 20% de guanina e 30% de citosina
Entre essas amostras, quais se referem a DNA?
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) II e V
15- Em um trecho de DNA  uma das cadeias apresenta a seqüência de bases  ACGTCAAGCT, a cadeia complementar é respectivamente:
a) TTGCAGTTCCA
b) TGCAGTTCGA
c) AGCTTGACGT
d) CCGTAATCGA
16- A síntese de proteína celular é realizada nos:
a) ribossomos
b) centríolos
c) nucléolos
d) lisossomos

RESPONDA:

a) Cite duas diferenças entre  uma molécula de DNA e RNA.

b) Qual é a função do RNA?

c) Cite os três tipos  de RNA.

d) Escreva a composição química do RNA  e DNA.

e)Que tipos de divisão celular ocorre nos seres vivos?

f) Escreva a diferença entre células haplóides e diplóides.

g) Escreva o cariótipo de:
a) mulher
b) homem


Na sua passagem pela vida, seja como as estrelas.
Que mesmo na escuridão, jamais deixam de transmitir LUZ!!! 



ATIVIDADES DE REVISÃO


1. (UFRGS) Cinco amostras com ácidos nucléicos foram analisadas quimicamente e apresentaram os seguintes resultados:
I- 1ª amostra:ribose
II- 2ª amostra: timina
III- 3ª amostra: dupla hélice
IV- 4ª amostra: uracila
V- 5ª amostra: 20% de guanina e 30% de citosina
Entre estas amostras, quais se referem a DNA?
a) Apenas I e II
b) Apenas I e III
c) Apenas II e III
d) Apenas II e IV
e) Apenas II e V
2. (UFRGS) Em relação ao processo de divisão celular, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da afirmação abaixo. No decorrer da_________, os cromossomos se condensam, deixando de produzir__________.
Isto está associado ao desaparecimento dos__________________.
a) interfase- RNA ribossômico - centríolos
b) mitose- RNA ribossômico – nucléolos
c) interfase- RNA ribossômico - nucléolos
d) mitose – RNA transportador –centríolos
e) interfase - RNA transportador- centríolos
3.(FURG) O paradigma da biologia molecular é descrito no esquema abaixo:
    I                            II                  III
DNA                 RNA                    CADEIA
                                                         POLIPEPTIDICA

Os mecanismos responsáveis pela manutenção e expressão da informação genética de I para III são os seguintes:
a) replicação, duplicação e transcrição.
b) replicação, transcrição e tradução.
c) replicação, transdução e tradução
d) tradução, transcrição e replicação
e) tradução, replicação e transdução
4.( PUC –RS) Na síntese protéica, observam-se os seguintes eventos:
I- o gene(segmento de DNA) é transcrito em RNA mensageiro;
II- o RNA mensageiro combina-se com um complexo de ribossomo, RNAs transportadores e aminoácidos;
III- a proteína é sintetizada.
          Num experimento de laboratório hipotético, realizou-se uma síntese protéica utilizando-se: DNA de um gene humano, RNAs transportadores de ovelha e aminoácidos de coelho. Ao final do experimento, obteve-se uma proteína:
a) humana
b) de ovelha
c) de coelho
d) quimérica de homem e ovelha
e) híbrida de homem e coelho.
5. (UFRGS) Considere as seguintes afirmações sobre a divisão celular.
I-Na prófase ocorre a replicação do DNA.
II-Na interfase, os cromossomos apresentam-se finos e desdobrados, enquanto, no início da prófase, se tornam progressivamente espiralados e distintos.
III-A mitose é um dos mecanismos básicos do processo de desenvolvimento orgânico.
          Quais estão corretas?
a)      Apenas I.
b)      Apenas II.
c)      Apenas I e II.
d)      Apenas I e III.
e)      Apenas II e III.
6.( PUC-RS ) Uma célula somática com 8 cromossomos durante a fase G1 da interfase, ao entrar na divisão mitótica, apresentará na metáfase__________ cromossomos metafásicos, cada um com _______________.
a) 4- 1 cromátide
b) 4- 2 cromátides
c) 8- 1 cromátide
d) 8- 2 cromátide
e) 16- 2 cromátides.
7. (UFSM) Um bioquímico mediu a quantidade de DNA em células cultivadas em laboratório e verificou que a quantidade de DNA na célula duplicou.
a)      entre as fases G1 e G2 do ciclo celular
b)      entre a prófase e a anáfase da mitose
c)      durante a metáfase do ciclo celular
d)       entre a prófase I e a prófase II da meiose
e)      entre a anáfase e a telófase da mitose.



BOM TRABALHO!

Gabarito
1- c     2- b    3- b   4- a   5- e   6-d     7- a



2- Fases da Meiose/Mitose

Para decorar as fases: Prófase, Metáfase, Anáfase, Telófase
Memorize essa frase: PRoMEto a ANA TElefonar ou
PROMETA-TE!!! (prófase, metáfase, anáfase, telófase)
________________________________________
3- Fases da Prófase I

Para decorar as fases: Leptóteno, Zigóteno, Paquíteno, Diplóteno, Diacinese
memorize essa frase: Linda Zebra PAstando Durante o DIA




Síndrome de  Down





Síndrome de  Klinefelter





Cariótipo de Síndrome de Turner



Gabarito do Teste de Biologia


1-a               2-b             3-d             4-e            5-e           6-a          7-c           8-c          9-a
10-e             11- a) DNA      b) RNA        c) DNA       d) RNA        e)RNA       f)DNA    14-b      15-e






FECUNDAÇÃO






SISTEMA REPRODUTOR FEMININO




CICLO MENSTRUAL




SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO




 MÉTODOS ANTICONCEPCIONAIS 


GABARITO DA PROVA
1- B                                                  11-A
2-D                                                   12- A
3-E                                                   13- A
4-E                                                   14- A
5-E                                                   15-B
6-B                                                   16-B
7-E                                                   17-B
8-D                                                   18-B
9-C                                                   19-E
10-A                                                 20-A


Sistema Endócrino







HORMÔNIOS






SISTEMA NERVOSO









SISTEMA ENDÓCRINO
Glândulas
Hormônios
Principais efeitos







Adeno-
hipófise
Somatrotofina
Estimula o crescimento geral do corpo (cartilagem, ossos e músculos)
Prolactina
Estimula a produção e a secreção de leite

FSH
Na fêmea estimula a maturação do folículo ovariano e a espermatogênese nos machos


LH
Estimula o corpo amarelo e a ovulação nas fêmeas e as células intersticiais nos machos a produzirem os hormônios masculinos
TSH-Tireotrofina
Estimula a tireóide a secretar seus hormônios
ACTH
Adrenocorticotrófico
Estimula a secreção de glicocorticóides pelas glândulas adrenais

Neuro-
hipófise

Oxitocina
Estimula a contração das musculaturas do útero (parto) e das glândulas mamárias (leite)
ADH- Antidiurético
Promove a reabsorção de água pelos rins


Tireóide

T3 e T4
Estimula e mantém os processos metabólicos (consomem iodo para sua produção)
Calcitonina
Baixa o nível de cálcio no sangue e inibe a liberação de cálcio nos ossos

Paratireóide

Paratormônio
Eleva o nível de cálcio no sangue e estimula a liberação de cálcio dos ossos



Adrenal
Medula
Córtex


Adrenalina
Aumento da pressão arterial e do ritmo cardíaco
Aumenta o açúcar no sangue; causa vaso-constrição ma pele, mucosas e rins
Androgênios
(masculino)
Liberação de hormônios masculinos e femininos na circulação
Mineralocorticóide
Promove a reabsorção de sódio e a excreção de potássio pelos rins
Glicocorticóides
Afeta o metabolismo dos carboidratos e aumenta o açúcar no sangue


Pâncreas
Insulina
Baixa a glicose no sangue: aumenta o armazenamento de glicose no fígado
Glucagon
Estimula a quebra de glicogênio, a glicose no fígado

Ovários

Estrogênios e Progesterona
Desenvolve os caracteres sexuais secundários femininos e promove a continuação de crescimento da mucosa uterina

Testículos

Andrógenos
Estimula a espermatogênese e desenvolve e mantém os caracteres sexuais secundários masculinos

BONS ESTUDOS!!!




4 comentários:

  1. Muito obrigada! Continue visitando o blog, mande sugestões de postagens.

    ResponderExcluir
  2. Professora qual é o conteudo da prova terça na 101?

    ResponderExcluir
  3. Oi,Gabrielli!
    Entra Metabolismo energético, Fotossíntese e Bioquímica celular.
    Estude bastante!!!
    Abraços
    Profª Clair

    ResponderExcluir