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ATENÇÃO ALUNOS!
Estudem a tabela contendo as principais viroses humanas.
Abraços
DOENÇAS BACTERIANAS
A descoberta da Penicilina
Em 1928, Alexander Fleming
Fleming denominou a substância descoberta de penicilina. A descoberta da Penicilina e a subsequente utilização para o tratamento de feridos da guerra introduziram a era moderna dos antibióticos.
Para um composto químico ser um agente antimicrobiano ideal, ele deve ser capaz de destruir ou inibir muitas espécies de microorganismos patogênicos, de preferência o maior número de espécies diferentes. A inibição dos microorganismos deve ser de maneira que evite o desenvolvimento de formas resistentes, não produzir efeitos colaterais indesejáveis no paciente, não eliminar os microorganismos da flora normal e ser solúvel nos fluidos corporais.
Fonte: infoescola
Você conhece a superbactéria?
Fique de olho nesta oportunista, que pode piorar quadros de doenças.
Infelizmente, o uso indiscriminado de remédios sem prescrição médica é um problema para a população. E o pior é que essa ação incorreta pode prejudicar ainda mais a saúde do doente. No caso dos antibióticos, o remédio usado erroneamente pode fortalecer as bactérias e criar um problema ainda maior para o paciente.
Em 2000, foi identificada pela primeira vez nos Estados Unidos a bactéria KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase), também conhecida como superbactéria, que depois de ter sofrido uma mutação genética adquiriu resistência a múltiplos antibióticos (especialmente aos carbapenêmicos. Essa característica pode estar diretamente relacionada com o uso indiscriminado ou incorreto de antibióticos.
A KPC pode ser encontrada em fezes, na água, no solo, em vegetais, cereais e frutas. A transmissão ocorre em ambiente hospitalar, através do contato com secreções do paciente infectado, desde que não sejam respeitadas normas básicas de desinfecção e higiene. A KPC pode causar pneumonia, infecções sanguíneas, no trato urinário, em feridas cirúrgicas e enfermidades que podem evoluir para um quadro de infecção generalizada, muitas vezes, mortal.
Médico especialista em infectologia e responsável pela assessoria científica nesta área no Hermes Pardini, o Dr. Guenael Freire explica mais sobre a superbactéria e como fazer para evitá-las.
Pergunta: O que é a superbactéria?
Dr. Guenael: Entende-se como superbactéria aquela que é capaz de resistir aos principais e mais modernos antibióticos empregados. Várias espécies de bactérias apresentam essa característica, mas atualmente a Klebsiella pneumoniae, resistente aos carbapenêmicos, é a mais preocupante.
P: Há um grupo preferencial para a KPC?
DG: Sim. As pessoas que já possuem outras doenças, com a imunidade comprometida, em uso de antimicrobianos ou submetida a procedimentos invasivos são mais propensas à infecção. Por isso, pacientes críticos, em CTI, estão mais sujeitos ao problema.
P: Como se contrai?
DG: A transmissão de microrganismos multirresistentes ocorre principalmente em ambiente hospitalar, por meio do contato. Por exemplo, se alguém ou algum profissional toca em um paciente já colonizado pela bactéria e não higieniza adequadamente as mãos, pode transmitir para outro paciente.
P: O que ela causa no organismo?
DG: Os sintomas dependem do órgão acometido. Infecções respiratórias, como pneumonia, causam tosse, febre e falta de ar. As infecções urinárias podem causar dificuldades e ardor ao urinar, além de febre.
P: Como é o tratamento?
DG: Os antibióticos tradicionais não são capazes de tratar adequadamente, por isso às vezes utilizam-se medicamentos que não são tradicionalmente empregados em infecções graves, ou mesmo a combinação de antibióticos, para tentar debelar a infecção, com resultados variáveis.
P: Existe alguma forma de prevenção?
DG: Sim. As precauções dentro dos hospitais, como higienizar adequadamente as mãos e objetos compartilhados pelos pacientes, bem como definir leitos específicos para pacientes colonizados, reduz a transmissão nesses lugares.
P: Os hospitais estão preparados para combater a doença?
DG: Sim. Falando especificadamente de Belo Horizonte, por exemplo, os hospitais que contam com a Comissão de Controle de Infecções Hospitalares atuante monitoram continuamente as bactérias circulantes e promovem ações para a prevenção de surtos.
P: Existe risco de epidemia?
DG: Não. Essas superbactérias na verdade raramente causam doença em pessoas saudáveis. São considerados agentes oportunistas, mas medidas básicas de higiene, como lavar as mãos, nunca são demais.
Leia mais
www3.hermespardini.com.br/
ANGIOSPERMAS
Constituem atualmente o grupo dominante
entre os vasculares, apresentando a maior diversidade dentro das plantas
clorofiladas. São os únicos representantes a apresentarem “fruto”, porque suas
flores são providas de ovário. Existem cerca de 235.000 espécies no planeta.
Características
Gerais
·
Sifonógamas
(com grão-de-pólen e tubo polínico)
·
Traqueófitas
ou vasculares
·
Fanerógamas
(flor visível)
·
Espermatófitas
(com semente)
·
Com
fruto (sementes protegidas)
·
Flores
periantadas, geralmente
·
Flores
com ovário
·
Polinização
entomófila (insetos), ornitófila (pássaros), quiropterófila (morcego),hidrófila
(água), anemófila(vento)
·
Possuem
raízes, caule, folhas, fruto, flores e semente
·
Fase
esporófica muito superior à fase gametófita
OBS: As angiospermas possuem flores
típicas com folhas reprodutoras, os
carpelos, que se fecham e formam um vaso, no qual as sementes se
desenvolvem (daí o nome angio = vaso; esperma = semente). Após a fecundação,
parte do carpelo se transforma em fruto, estrutura exclusiva desses vegetais.
Representantes:
Milho, arroz, trigo,
coqueiro, orquídea, feijão, roseira, ipê, eucalipto, laranjeira,
capim,bananeira,etc.
Habitat:
Podem ser terrestres ou
aquáticas(dulcícolas); vida livre ou parasitas.
Tamanho:
variado, desde herbáceas (ervas), arbustivas (arbustos) e
lenhosas (árvores).
Reprodução:
Se reproduzem por
alternância de gerações, com o esporófito constituindo a fase mais complexa e
duradoura, e o gametófito é reduzido e passageiro.
Classificação:
Classificam-se em duas
grandes classes: monocotiledôneas e dicotiledôneas. As monocotiledôneas
(sementes apresentam um cotilédone: milho, arroz, trigo, gramíneas, orquídeas,
palmeiras) e dicotiledônea (sementes com dois cotilédones: feijão, soja,
arbustos e árvores).
OBS:Conceito de cotilédone-folha embrionária
nutritiva localizada no interior das sementes. Atualmente as dicotiledôneas são
divididas em: eudicotiledônea e
dicotiledôneas basais(presença de flores trímeras).
Importância:
Essas plantas são
utilizadas na alimentação: raízes (cenoura), caules (batata inglesa),
folhas(couve), frutos (mamão), sementes(feijão) e flores (couve flor). São
utilizadas na ornamentação de ambientes, como lírios e orquídeas; outras têm
aplicações industriais, como a cana-de-açúcar (fabricação de açúcar e álcool).
O ipê e a peroba (indústria madeireira). A seringueira na produção da borracha.
Ações medicinais(fitoterapia); espécies tóxicas (prejuízos à saúde).
Reprodução
das Angiospermas por alternância de gerações
O ciclo de vida das angiospermas
assemelha-se ao das gimnospermas. Enquanto os órgãos reprodutores das
gimnospermas são os estróbilos, nas angiospermas eles são as flores. Enquanto
as sementes das gimnospermas ficam expostas, nas angiospermas elas estão
protegidas por uma estrutura denominada ovário, que dá origem ao fruto.
O
gametófito e esporófito em angiospermas
Flor
A flor é o órgão reprodutivo da planta
originada de uma série de modificações das folhas.Uma flor completa é formada
por:
·
Pedúnculo
ou pedicelo- haste de sustentação, que prende a flor ao caule;
·
Receptáculo-
extremidade do pedúnculo, em geral dilatada, onde se prendem os verticilos
florais
·
Verticilos
florais- conjunto de folhas modificadas, geralmente dispostas em círculo,
formada por cálice, corola, androceu e gineceu.
·
Cálice-
mais externo é um conjunto de folhas protetoras, em geral verdes, chamadas
sépalas;
·
Corola-
formada por pétalas; de colorido vivo, com suas cores, aromas ou secreções
adocicadas, atraem animais polinizadores;
·
Androceu-
formado por folhas bem modificadas- os
estames- especializadas na produção de micrósporos, que originam o
gametófito masculino; os estames possuem um pedúnculo, chamado de filete, com uma dilatação na
extremidade- a antera – e um tecido
que unem as duas partes da antera- o conectivo;
·
Gineceu-
formado por folhas modificadas os carpelos – que correspondem a megasporófilos,
encarregados da produção de megásporos, que originam o gametófito feminino;
possuem uma base dilatada – o ovário – e
na extremidade oposta outra dilatação – o
estigma – ligada ao ovário por uma haste – o estilete.
Algumas plantas são dioicas (flores apenas com estames em
um pé e carpelos em outro) e outras monoicas (flores hermafroditas, isto é, com
estames e carpelos ou, no mesmo pé, flores apenas com estames e flores apenas
com carpelos).
Polinização
- Ocorre quando a antera
madura abre-se e libera os grãos de pólen, que são transportados até o estigma
da própria flor ou de outras flores.
A
germinação do pólen- Nos
sacos polínicos da antera são produzidos os esporos masculinos. Cada um origina
um grão de pólen. Cada grão de pólen possui um núcleo reprodutivo, ambos
haploides(n). Após a polinização, inicia-se a germinação do grão de pólen:
forma-se o tubo polínico, que leva
até o gametófito feminino as duas células espermáticas. Uma delas une-se
à oosfera, formando o zigoto que por
várias divisões mitóticas, dá origem ao embrião.
A outra fecunda os dois núcleos polares para formar uma célula triploide.
Esta última sofre mitoses sucessivas e origina um tecido nutritivo chamado endosperma, uma característica exclusiva
das sementes de angiospermas, que os botânicos denominam de dupla fecundação, ou seja, em uma delas ocorre fusão de um núcleo espermático do pólen(n)
com o núcleo da oosfera(n), resultando no zigoto(2n), e na outra ocorre fusão do outro núcleo espermático do
pólen(n) com os dois núcleos polares(n), resultando no endosperma.
Assim, a semente nada mais é que o óvulo desenvolvido após a fecundação.
Em algumas angiospermas o endosperma é armazenado nos cotilédones, folhas
embrionárias que se tornam, assim, ricas em reservas nutritivas. Ex: semente do
feijão, milho...
A medida que a semente se
forma, a parede do ovário também se desenvolve, dando origem ao fruto.
Gabarito da prova da Turma 301- Terceiro trimestre
1-a
2-e
3-e
4-e
5-c
6-e
7-e
8- e
9- b
10- d
11- a
12- a
13- e
14- b
15- e
Gabarito da prova da Turma 302- Terceiro trimestre1- c 2- a 3- c 4- a 5- d 6- c 7- c 8- c 9- b 10- d 11- a 12- b 13- d 14- b 15- b |
"Sente-se a beira do amanhecer... o sol nascerá para você, sente-se a beira do riacho, o rouxinol cantará para você, sente-se a beira do silêncio... Deus falará com você..."
3° ANO - 2014
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