3º ANO - 2013


LÍQUENS

Os líquens são associações íntimas entre fungos e algas verdes ou entre fungos e cianobactérias. Na maior parte dos casos trata-se de simbiose do tipo mutualismo, caracterizada pela associação obrigatória entre indivíduos de espécies diferentes, em que ambos se beneficiam.
Nos líquens, a alga ou a cianobactéria, que são autótrofas, realizam síntese de matéria orgânica (fotossíntese) produzindo alimento para ela e para o fungo. Este, que é heterótrofo, oferece proteção à alga, além de reter sais e umidade, necessários a ambos.
Os líquens podem se instalar em lugares onde a alga e o fungo, isoladamente, não sobreviveriam. Podem ser encontrados em tronco de árvores, rochas, muros e postes.
Eles são muito sensíveis à poluição ambiental. Assim, a presença de líquens sugere baixo índice de poluição, enquanto seu desaparecimento sugere agravamento da poluição ambiental

CLASSIFICAÇÃO DOS FUNGOS

A classificação dos fungos baseia-se principalmente nos tipos de esporos formados durante os ciclos de vida desses organismos.
·                    Ascomycota (ascomicetos) – São caracterizados pela presença do asco (saco), estrutura produtora de esporos, geralmente agrupados em corpo de frutificação. Exemplos: levedo, cuja principal espécie é a Saccharomyces cerevisiae, usada na fabricação de bebidas alcoólicas, álcool e pão, trufa ( muito apreciada na culinária);Neurospora, o bolor do pão, usado em pesquisas genéticas; algumas espécies de Penicillium, gênero produtor da penicilina e de certos queijos ( roquefort e camembert); diversos parasitas de plantas, como o Claviceps purpúrea, que atacam cereais. Alguns fungos do gênero Aspergillus podem desenvolver-se em produtos agrícolas, como amendoim, milho e nozes, e produzir aflatoxinas, grupo de substâncias muito tóxicas, capazes de provocar câncer no fígado.

·                    Basidiomycota  (basidiomicetos) – são os fungos , conhecidos como cogumelos de jardim e cogumelos comestíveis(champignons) e orelhas-de-pau. Alguns, como o Agaricus, são comestíveis, outros, como o Amanita, são venenosos. Algumas espécies atacam os vegetais, como os cereais e o café, causando as ferrugens, doenças que provocam grandes prejuízos à agricultura. O corpo frutífero, chamado de basidiocarpo, tem a forma de chapéu e é encontrado nas espécies mais conhecidas.


·                    Zygomycota (zigomicetos) – mofo negro do pão e de outros alimentos; alguns são usados comercialmente para a produção de molho de soja ( o shoyu, da cozinha japonesa) e de medicamentos.

·                    Chytridiomycota (quitridiomicetos) – são fungos unicelulares ou com hifas, na maioria aquáticos, que formam esporos com flagelos. Provocam doenças nos anfíbios e têm sido apontados como uma das causas do declínio desses animais. Vivem da absorção da matéria orgânica que decompõe e, muitas vezes, parasitam algas, protozoários, outros fungos, plantas e animais. Algumas espécies causam considerável prejuízo em plantas de cultivo (alfafa e milho).


·                    Deuteromycetos – são fungos que não têm reprodução sexuada conhecida são colocados no grupo dos fungos imperfeitos. Nesse grupo há diversos parasitas de animais e vegetais responsáveis pelas micoses. Na espécie humana, temos o pé-de-atleta e a candidíase da boca (sapinho) e na região genital feminina, causada pela Candida albicans. A esse grupo pertencem diversas espécies de Penicillium (entre as quais a que produz penicilina) e Aspergillus (algumas espécies produzem toxinas cancerígenas).


QUESTÕES SOBRE REINO MONERA

1- Pesticidas são contaminantes ambientais altamente tóxicos aos seres vivos e, geralmente, com grande persistência ambiental. A busca por novas formas de eliminação dos pesticidas tem aumentado nos últimos anos, uma vez que as técnicas atuais são economicamente dispendiosas e paliativas. A biorremediação de pesticidas utilizando microorganismos tem se mostrado uma técnica muito promissora para essa finalidade, por apresentar vantagens econômicas e ambientais. Para ser utilizado nesta técnica promissora, um microorganismo deve ser capaz de:
A) transferir o contaminante do solo para a água.
B) absorver o contaminante sem alterá-lo quimicamente.
C) apresentar alta taxa de mutação ao longo das gerações.
D) estimular o sistema imunológico do homem contra o contaminante.
E) metabolizar o contaminante, liberando subprodutos menos tóxicos ou atóxicos.
2- As bactérias apresentam como mecanismo para promoção da mistura de genes entre indivíduos diferentes, o processo de recombinação genética. Este processo pode ocorrer de três formas, sendo que uma delas é através da formação de uma ponte (pili) entre as duas células, ocorrendo a migração de genes de uma bactéria para outra. Essa forma de recombinação é conhecida como:
a) Transformação bacteriana
b) Transdução bacteriana
c) Divisão bacteriana
d) Conjugação bacteriana
e) Cissiparidade
3- O reino Monera é composto dos seres mais abundantes do planeta, também conhecidos como microrganismos, pois todos são unicelulares e microscópicos. Apresentam também a ausência da carioteca, sendo, portanto, classificadas como procariotos. Os grupos que compõem o reino Monera são:
a) Protozoários e Bactérias
b) Algas e Bactérias
c) Fungos e Bactérias
d) Levedos e Bactérias
e) Arqueas e Bactérias
4- A utilização de microrganismos na limpeza de áreas ambientais contaminadas por poluentes é uma estratégia simples, menos onerosa, além de causar menos impacto ao meio ambiente. Esse tipo de ação é feita com o uso de bactérias e é conhecido como:
a) Biorremediação
b) Antibiótico
c) Aterro sanitário
d) Arqueas
e) Vacina ambiental
5- (UFMG) Em que alternativa as duas características são comuns a todos os indivíduos do reino Monera?
a) Ausência de núcleo e presença de clorofila
b) Ausência de carioteca e capacidade de síntese protéica
c) Incapacidade de síntese proteica e parasitas exclusivos
d) Presença de um só tipo de ácido nucleico e ausência de clorofila
e) Ausência de membrana plasmática e presença de DNA e RNA.


Antibiótico por acaso

     Enquanto alguns fungos provocam espirros, outros salvam vidas. Prova dessa benevolência dos membros dos fungos é a descoberta que o bacteriologista Alexander Fleming (1881-1955) fez em 1928. Ele trabalhava num laboratório em Paris, na França, quando descobriu um ser alienígena desenvolvendo-se no meio das bactérias Staphylococcus com as quais realizava pesquisas. Em vez de ficar irado com o intruso, Fleming decidiu estudá-lo e o identificou como sendo esporos do fungo Penicillium. Notou que estavam “acidentalmente” inibindo o desenvolvimento das bactérias. Ele acabava de descobrir a penicilina, o primeiro de uma série de antibióticos que revolucionaram a Medicina.
     Sua curiosidade foi recompensada: o Penicillium produzia substâncias que destruíam aquelas bactérias à sua volta e era justamente isso que ele pesquisava: um medicamento que pudesse eliminá-las. A enzima produzida pelo Penicillium era de fato um antibiótico, definição para certas substâncias produzidas por seres vivos, ou mesmo por síntese, capazes de impedir o crescimento de micro-organismos ou de matá-los, e de largo emprego na terapêutica contra doenças infecciosas. Ela age de modo a matar a bactéria, causando a destruição total das colônias. O passo seguinte foi identificar e isolar aquela poderosa substância que matava bactérias. Fleming deu a ela o nome de Penicilina. Porém ele não conseguiu purificá-la, devido à sua instabilidade, o que só ocorreu no período da II Guerra Mundial (1939-1945), quando outros dois cientistas britânicos, Florey e Chain reproduziram o antibiótico em formulações comerciais estáveis, o que foi importante para o seu uso seguro em seres humanos. Graças a esses medicamentos, doenças infecciosas como pneumonia, sífilis, febre reumática, e tuberculose, deixaram de ser fatais. Durante a Segunda Guerra Mundial, a penicilina salvou a vida de milhões de soldados feridos nos campos de batalha. Muitos novos e mais potentes antibióticos foram derivados da penicilina original, já que as bactérias gradualmente adquirem imunidade ao antibiótico.
Retirado de:


                                           Cogumelos Tóxicos



                                                              

Há muitas espécies de cogumelos venenosas para os humanos, na qual sua toxidade pode causar problemas digestivos que terminam rapidamente ou reações alérgicas, alucinações e até a falha de órgãos, resultando na morte. Entre os gêneros que constituem os cogumelos tóxicos estão o Conocybe, Galerina, Lepiota e o mais perigoso Amamita. Este possui as espécies anjo-destruidor e o chapéu-da-morte, responsável pelo maior índice de envenenamento mortal por cogumelos. A espécie Gyromitra esculenta é ocasionalmente considerada uma especialidade culinária quando cozida, mas se ingerida crua pode ser muito tóxica.


Outro exemplo de cogumelo venenoso usado na culinária é o míscaro-amarelo que também era considerado comestível até ter sido implicado em envenenamentos sérios causadores de rabdomiólise, onde ocorre a quebra rápida do músculo esquelético devido a lesão no tecido muscular, levando à liberação de produtos das células musculares na corrente sanguínea; alguns dos quais, como a mioglobina (uma proteína), são lesivos para os rins, podendo causar insuficiência renal aguda. O mata-moscas pode também causar envenenamentos ocasionais não fatais, geralmente causado por sua ingestão como droga recreativa, devido às suas propriedades alucinógenas. 


Quando não se possui conhecimento apropriado sobre qual cogumelo é venenoso ou não, se torna difícil identificar com exatidão se um cogumelo seguro ou não, então o mais indicado é que se deve assumir que um cogumelo selvagem é venenoso e não consumi-lo.
Fonte: dicasgratisnanet.blogspot.com 
Acessado em: 25/04/2013

Tipos de vírus


Classificação das bactérias quanto à forma

Fonte: www.infoescola.com.br

Micorrizas 
Dentre os fungos mutualísticos, existem os que vivem associados a raízes
 de plantas formando as micorrizas (mico= fungo; rizas = raízes). Nesses
casos os fungos degradam materiais do solo, absorvem esses materiais
degradados e os transferem à planta, propiciando-lhe um crescimento sadio.
 A planta, por sua vez, cede ao fungo certos açucares e aminoácidos de que
ele necessita para viver.

Algumas plantas que formam as micorrizas naturalmente são o tomateiro,
o morangueiro, a macieira e as gramínias em geral.
As micorrizas são muito freqüentes também em plantas típicas de ambientes com
 solo pobre de nutrientes minerais, como os cerrados, no território brasileiro.
Nesses casos, elas representam um fator importânte de adaptação, melhorando
as condições de nutrição da planta.
Fonte: www.sobiologia.com.br


Exercícios extras sobre o Reino Fungi

1. A parte comestível do cogumelo (conhecido como "champignon") corresponde ao:
a) Micélio monocariótico do Ascomiceto
b) Corpo de frutificação do Ascomiceto
c) Micélio Monocariótico do Basidiomiceto
d) Corpo de frutificação do Basidiomiceto
e) Sorédio do Fungo


2.Seres vivos importantes na decomposição da matéria, com enorme capacidade de dispersão graças à presença de esporos e que servem de matéria-prima para a extração de drogas como a penicilina, são os (as):
a) Protozoários
b) Esprófitos
c) Fungos
d) cianofíceas.
e) Bactérias

3.Todas as alternativas apresentam atividades que alguns fungos podem realizar, EXCETO:

a) Produzir álcool
b)  Produzir antibióticos.
c) Produzir enzimas para controle biológico
d)  Produzir glicose.
e) Promover decomposição de matéria orgânica

4.Nas classificações antigas dos seres vivos, os fungos eram considerados vegetais, mas, atualmente, eles estão classificados em um reino à parte. Uma das razões para essa mudança é a ausência, nesses organismos, de:

a) Clorofila
b) núcleo diferenciado.
c) Metabolismo próprio
d) reprodução sexuada.
e) Respiração aeróbica

5. Leia a descrição a seguir: 
"As células desses seres vivos são revestidas por uma parede quitinosa, não realizam fotossíntese e têm, como substância de reserva, o glicogênio. O núcleo possui uma carioteca, constituída por unidade de membrana dupla e podem ser uni ou pluricelulares, mas não formam tecidos verdadeiros."O ser vivo que corresponde à descrição anterior é:
a) Um vírus
b) Uma bactéria
c) Uma alga
d) Um fungo
e) Um protozoário

6. É muito comum o paulistano sair aos sábados com a família ou com os amigos para comer pizza e tomar cerveja. Tanto a pizza quanto a cerveja só são possíveis de serem feitas graças a um organismo. Esse organismo é:

a)  Um vírus
b)  Uma levedura
c)  Um protozoário
d) Uma bactéria
e) Uma alga


ESTUDEM MUITO PARA A PROVA!!!
ABRAÇOS!!!


GABARITO DA PROVA - TURMA 301                               

1. C
2. E
3. C
4. B
5. E
6. E
7. E
8. E
9. A
10. A


GABARITO DA PROVA - TURMA 302


1- D
2- B
3- D
4- B
5- A
6- B
7- E
8- E
9- B
10-


Reino Plantae

Criptógamas

As criptógamas podem ser divididas, com base na organização do corpo, em grupos menores:

1 - Briófitas

As briófitas são plantas de pequeno porte, sendo que na maioria não ultrapassa 20 cm de altura.
Vivem em ambientes úmidos e sombreados, uma vez que não são susceptíveis à dessecação.
As briófitas apresentam estruturas chamadas rizóides, caulóides e filóides que desempenham um papel semelhante ao da raiz, caule e folhas. No entanto, não têm vasos condutores de seiva; tanto a seiva elaborada quanto a bruta passam diretamente de uma célula para outra, através de suas paredes. O grupo das briófitas tem os musgos como principal representante.
2 - Pteridófitas

As pteridófitas são as primeiras plantas a possuir vasos condutores de seiva. A existência dos vasos possibilitou às plantas a conquista definitiva do ambiente terrestre. Os vasos permitem o transporte rápido da água e sais minerais até as folhas e de seiva elaborada para as demais partes da planta.
Os principais representantes do grupo são as samambaias e as avencas.
Nas pteridófitas as folhas se desenrolam a partir do centro da planta.
A reprodução é feita por meio de esporos, que freqüentemente são produzidos em soros localizados na parte de baixo das folhas (são aqueles pontinhos alaranjados que vemos às vezes nas samambaias). Ocorre alternância de gerações, sendo o vegetal adulto produtor de esporos que, uma vez no chão, dão origem a uma plantinha parecida com um coração (prótalo) e que produz os gametas. Esses se unem e vão dar origem a uma nova planta.

 Fanerógamas

Nas fanerógamas os óvulos e o pólen são os gametas feminino e masculino, respectivamente.
Dentre as fanerógamas temos as Gimnospermas, que produzem estróbilos como estruturas reprodutoras, que são erradamente denominados flores; e as Angiospermas, que produzem flores.
Uma flor pode ser definida, de maneira ampla, como um “ramo” modificado e adaptado à reprodução. Sobre as folhas modificadas desse ramo é que se formam as estruturas reprodutivas das plantas fanerógamas.
A semente é uma estrutura que contém em seu interior um pequeno embrião em repouso, além de grande quantidade de células e material nutritivo para garantir a germinação.
As sementes têm origem a partir dos óvulos, formados nas flores.
As fanerógamas são divididas em dois grandes grupos:

3 – Gimnospermas

As gimnospermas são as primeiras plantas a produzirem flores (inflorescências) e sementes, porém não produzem frutos (grego = gymnos = nua, grego = sperma = semente).
As gimnospermas mais conhecidas são os pinheiros, ciprestes e sequóias. No Brasil uma gimnosperma nativa é a araucária, também conhecida como pinheiro-do-paraná.
As flores da gimnosperma são chamadas de cones ou estróbilos. Essas flores são de um só sexo, masculino ou feminino.
As gimnospermas estão mais adaptadas às regiões temperadas Chegam a formar vegetações como as taigas no Hemisfério Norte e a mata de araucária no sul do Brasil.
As sequóias são gimnospermas de grande porte e ocorrem na Califórnia (Estados Unidos). Essas plantas chegam a atingir 120 metros de altura e seus troncos podem chegar a ter diâmetro de 12 metros.
Estima-se que as sequóias atuais tenham aproximadamente 4000 anos de idade.

4 – Angiospermas

As angiospermas possuem como característica exclusiva, a semente contida no interior de um fruto (grego angio = urna; sperma = semente). Por esse motivo são conhecidas como plantas frutíferas.
As angiospermas correspondem ao grupo de plantas com maior número de espécies sobre a Terra. Ocorrem em ampla diversidade de hábitats, existindo desde espécies aquáticas até plantas adaptadas a ambientes áridos, como os cactos.
Economicamente, as angiospermas representam uma fonte de inestimável importância para o homem. Seus órgãos, como raiz, caule, folhas, flores, sementes e frutos, podem servir de alimento para a população humana. Além disso, servem, também como fontes de matéria-prima para as mais diversas atividades humanas e industriais.
As angiospermas são divididas em dois grandes grupos: o das monocotiledôneas e o das dicotiledôneas.
A principal característica que permite distinguir esses dois grupos é o número de cotilédones presentes na semente. Os cotilédones são folhas modificadas que fazem parte do corpo do embrião e que podem armazenar nutrientes que serão fornecidos a ele durante os estágios iniciais de desenvolvimento. Como o próprio nome diz, nas monocotiledôneas há apenas um cotilédone por semente, enquanto nas dicotiledôneas há dois cotilédones por semente.

São exemplos de monocotiledôneas: Alho, cebola, aspargo, abacaxi, bambu, grama, arroz, trigo, aveia, cana-de-açúcar, milho, gengibre e palmeiras em geral: coco-da-baía, babaçu, etc.
São exemplos de dicotiledôneas: Vitória-régia, eucalipto, abacate, rosa, morango, pêra, maçã, feijão, ervilha, goiaba, jabuticaba, algodão, cacau, limão, maracujá, cacto, mamona, mandioca, seringueira, batata, mate, tomate, jacarandá, café, abóbora, melancia, etc.


A formação da semente

Nas angiospermas a fecundação se dá quando o núcleo masculino (proveniente do grão de pólen) e o núcleo feminino (oosfera, proveniente do óvulo) se encontram, formando o zigoto, ainda no ovário da flor.
O zigoto, uma célula simples, sofre então muitas divisões celulares e dá origem a um pequeno embrião, pluricelular.
O óvulo fecundado desenvolve-se formando então uma semente. Ela contém um embrião e substâncias nutritivas que o alimentarão quando a semente germinar.
A formação de uma ou mais sementes no interior de um ovário provoca o seu desenvolvimento e ele, crescendo muito origina um fruto, enquanto murcham todas as demais partes da flor.





Exercícios de Revisão- Reino Plantae

1) (PUC - RJ-2008) Em relação aos indivíduos do reino vegetal, pode-se afirmar que os(as):
a) briófitas não dependem diretamente da água para sua
reprodução.
b) fungos são vegetais aclorofilados.
c) flores dos pteridófitas são frutos modificados.
d) gimnospermas possuem flores e frutos verdadeiros.
e) frutos dos angiospermas se originam a partir do
desenvolvimento do ovário.

2) (Mack-2007) Comparando-se os ciclos reprodutivos das criptógamas (Briófitas e Pteridófitas)     com     os    das   fanerógamas
(Gimnospermas e Angiospermas), destacamos
a seguinte diferença:
a) ciclo de vida alternante.
b) meiose gamética.
c) independência da água para a reprodução.
d) predominância da geração gametofítica sobre a esporofítica.
e) geração esporofítica diplóide.

3) (UFMG-2007) Os possíveis ancestrais das plantas com flor descendem de um grupo de algas verdes.
Considerando-se essa informação, é INCORRETO afirmar que os dois grupos mencionados têm em comum
a) a clorofila como pigmento fotossintetizante.
b) a parede celular com celulose.
c) o glicogênio como fonte de energia.
d) os pigmentos acessórios de diversas cores.

4) (PUC - PR-2007) Entre as Briófitas, Pteridófitas,  Gimnospermas  e Angiospermas
 a geração dominante é, respectivamente:
a) gametofítica, esporofítica, esporofítica, esporofítica.
b) esporofítica, gametofítica, esporofítica, gametofítica.
c) gametofítica, esporofítica, gametofítica, esporofítica.
d) esporofítica, esporofítica, esporofítica, gametofítica.
e) gametofítica, gametofítica, gametofítica, esporofítica.

5) (UEPB-2006) A reprodução permite a multiplicação da espécie. Nos vegetais a independência da água para a fecundação ocorre a partir:
a) das espermatófitas.
b) dos musgos.
c) das licopodíneas.
d) das briófitas.
e) das pteridófitas.

6) (FUVEST-2006) As angiospermas se distinguem de todas as outras plantas pelo fato de apresentarem
a) alternância de geração haplóide e diplóide.
b) estômatos nas folhas.
c) flores.
d) sementes.
e) vasos condutores de seiva.

7) (Unitau-1995) Considerando que quanto mais partes um vegetal possui, mais evoluído é, podemos afirmar que, das alternativas a seguir , o vegetal mais evoluído é:
a) o musgo.
b) o abacateiro.
c) a samambaia.
d) o pinheiro.
e) a alga.

8) (UFla/ PAS-2000) Para que uma flor seja considerada hermafrodita (andrógena), é necessário que apresente pelo menos:
a) estames e grãos-de-pólen.
b) pistilos e óvulos.
c) estames e pistilos.
d) sépalas e pétalas.
e) pedúnculo e receptáculo floral.

 Gabarito
1-  e                                             6- c
2-  c                                             7- b
3-  c                                             8- c
4- a

5- a


Órgãos Vegetais
As plantas possuem formas muito variadas. Percebemos ao observar, por exemplo, uma vitória-régia e um coqueiro. 
Raízes, caules, folhas, frutos e flores são estruturas que comumente chamamos órgãos vegetais. Cada órgão possui sua função definida e várias formas possíveis. Vimos que as flores são órgãos reprodutivos, e os frutos se originam dessas. Como foi assunto de aulas passadas, ao caracterizarmos as angiospermas, aqui trataremos das raízes, caules e folhas.

Raiz

Tem como função absorver e fixar. Possui regiões definidas: coifa (protege a ponta da raiz),  zona meristemática (indiferenciada), zona de alongamento (onde as células estão crescendo e se diferenciando), zona pilífera (possui pêlos absorventes de água) e zona das ramificações (onde partem raízes secundárias). 

Tipos de sistemas radiculares:
- Axial ou pivotante – típica de dicotiledôneas, possui uma raiz primária e diversas ramificações. Ex: feijão, abacateiros,...
- Fasciculada – típica de monocotiledôneas, possui diversas raízes saindo do mesmo ponto, com aspecto de emaranhado. Ex: milho
- Adventícias: são de suporte, partem do caule. Comum em mangues. Ex: milho.
- Tuberosas: atuam como órgãos de reserva. Ex: beterraba, cenoura.
- Respiratórias ou pneumatóforos: em solos pobres em oxigênio ou ambientes aquáticos, são adaptadas para captar oxigênio. 
- Sugadoras: adaptadas para sugar seiva de outros vegetais.





Cloroplastos


Vasos condutores da Seiva


Macetes
Este é de botânica!
A FILa ESTÁ ANDando (Antera+ Filete= ESTAme, cujo o conjunto é o ANDroceu)

ESTava ESperando O GINECologista (ESTigma+ EStilete+Ovário= GINECeu)

Obs:no aparelho feminino todos os órgãos começam com VOGAIS! 

Vasos condutores:
FLOLIBELA toma XILEBRA.
FLO = floema
LIB = líber
ELA = (seiva) elaborada

XI = xilema
LE = lenho
BR = (seiva) bruta


Os principais tecidos vegetais:
PARE de COLocar FLOcos E_PImenta no "SUXI", é PERIgoso e EStraga.
PARE= PARÊnquima
COL= COLênquima
FLO= FLOema
EPI= EPIderme
SU= SUber
XI= XIlema
PERI= PERIderme
ES= ESclerênquima 


FILO DE INVERTEBRADOS

Filo
Características gerais
Representantes
Nº de sp



Porífera
São parazoários,multicelulares, poros
para a entrada de água.São filtradores. Todos são fixos. Coanócitos( digestão intracelular).
Esqueleto de espículas e fibras de espongina.
Apresentam simetria radial.

Esponjas

5
a
10 mil sp




 Cnidária

Apresentam células urticantes, os cnidoblastos. É o primeiro grupo a apresentar uma cavidade digestiva (com boca e sem ânus) e de sistema nervoso, uma rede difusa simples. São eumetazoários, diblásticos, acelomados, animais urticantes. Podem ser pólipos (fixos) ou medusas (livres), isolados ou coloniais. São protostômios, de simetria radial.

Hidras
Corais
Anêmonas
Águas-vivas
Medusas



10 mil
sp



Platelmintos
Vermes achatados dorsoventralmente e com tubo digestivo incompleto (falta o ânus). Vida livre e parasita. São eumetazoários, triblásticos, acelomados, protostômios e de simetria bilateral.Primeira ocorrência de estruturas excretoras, as célula-flama. Sistema nervoso com gânglios e órgãos sensoriais.

Planárias
Solitárias
Esquistossomos

20
mil
sp


Nematódos
Vermes de corpo alongado e secção circular. Tubo digestório completo (boca e ânus). Triblásticos, pseudocelomados, protostômios e de simetria bilateral. Vidas livres e parasitas.

Lombriga
Ancilóstomo
Filarias
Oxiúro

80
mil
sp


Anelídeos
Vermes alongados, de secção circular e segmentados. São eumetazoários, triblásticos, celomados, protostômios e de simetria bilateral. Vida livre e ectoparasita.

Minhocas
Sanguessugas
Políquetos

15
mil
sp


Moluscos
Os moluscos têm corpo mole, com cabeça, pé e massa visceral, com ou sem concha. São eumetazoários, triblásticos, celomados, protostômios e de simetria bilateral.
Caracóis
Caramujos
Ostras
Polvos e lulas
Mariscos

50
mil
sp


Artrópodes

São eumetazoários, triblásticos, celomados, protostômios e de simetria bilateral. Patas articuladas. Exoesqueleto de quitina. Segmentados. Crescimento por mudas.
Insetos, Aracnídeos,
Crustáceos,
Diplópodos
Quilópodos
1
milhão
sp


Equinodermos
São eumetazoários, triblásticos, celomados, deuterostômios e de simetria radial (adultos). Endoesqueleto de placas calcárias e espinhos, sistema ambulacral. Marinhos.
Ouriços
Estrelas
Pepinos
Lírios-do-mar


7
mil
sp







REINO ANIMAL - INTRODUÇÃO







ARTRÓPODES



CORDADOS














































GABARITO DA PROVA


1-B                                                                 11-C
2-A                                                                 12-E
3-A                                                                 13-D
4-C                                                                 14-B
5-E                                                                 15-B
6-C                                                                 16-A
7-B                                                                 17-D
8-A                                                                 18-A
9-C                                                                 19-D
10-A                                                               20-B

CORDADOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário