LÍQUENS
Os líquens são
associações íntimas entre fungos e algas
verdes ou entre fungos e cianobactérias.
Na maior parte dos casos trata-se de simbiose do tipo mutualismo, caracterizada pela associação obrigatória entre
indivíduos de espécies diferentes, em que ambos se beneficiam.
Nos líquens, a
alga ou a cianobactéria, que são autótrofas, realizam síntese de matéria
orgânica (fotossíntese) produzindo alimento para ela e para o fungo. Este, que
é heterótrofo, oferece proteção à alga, além de reter sais e umidade,
necessários a ambos.
Os líquens
podem se instalar em lugares onde a alga e o fungo, isoladamente, não
sobreviveriam. Podem ser encontrados em tronco de árvores, rochas, muros e
postes.
Eles são muito
sensíveis à poluição ambiental. Assim, a presença de líquens sugere baixo
índice de poluição, enquanto seu desaparecimento sugere agravamento da poluição
ambiental
CLASSIFICAÇÃO DOS FUNGOS
A
classificação dos fungos baseia-se principalmente nos tipos de esporos formados
durante os ciclos de vida desses organismos.
·
Ascomycota
(ascomicetos) – São caracterizados pela presença do asco (saco), estrutura produtora de esporos, geralmente agrupados
em corpo de frutificação. Exemplos: levedo, cuja principal espécie é a Saccharomyces cerevisiae, usada na
fabricação de bebidas alcoólicas, álcool e pão, trufa ( muito apreciada na
culinária);Neurospora, o bolor do
pão, usado em pesquisas genéticas; algumas espécies de Penicillium, gênero produtor da penicilina e de certos queijos (
roquefort e camembert); diversos parasitas de plantas, como o Claviceps purpúrea, que atacam cereais.
Alguns fungos do gênero Aspergillus podem
desenvolver-se em produtos agrícolas, como amendoim, milho e nozes, e produzir aflatoxinas, grupo de substâncias muito
tóxicas, capazes de provocar câncer no fígado.
·
Basidiomycota
(basidiomicetos)
– são os fungos , conhecidos como cogumelos de jardim e cogumelos
comestíveis(champignons) e orelhas-de-pau. Alguns, como o Agaricus, são
comestíveis, outros, como o Amanita, são venenosos. Algumas espécies atacam os
vegetais, como os cereais e o café, causando as ferrugens, doenças que provocam grandes prejuízos à agricultura. O
corpo frutífero, chamado de basidiocarpo,
tem a forma de chapéu e é encontrado nas espécies mais conhecidas.
·
Zygomycota
(zigomicetos) – mofo negro do pão e de outros alimentos; alguns são usados
comercialmente para a produção de molho de soja ( o shoyu, da cozinha japonesa)
e de medicamentos.
·
Chytridiomycota
(quitridiomicetos) – são fungos unicelulares ou com hifas, na maioria aquáticos,
que formam esporos com flagelos. Provocam doenças nos anfíbios e têm sido
apontados como uma das causas do declínio desses animais. Vivem da absorção da
matéria orgânica que decompõe e, muitas vezes, parasitam algas, protozoários,
outros fungos, plantas e animais. Algumas espécies causam considerável prejuízo
em plantas de cultivo (alfafa e milho).
·
Deuteromycetos
– são fungos que não têm reprodução sexuada conhecida são colocados no
grupo dos fungos imperfeitos. Nesse
grupo há diversos parasitas de animais e vegetais responsáveis pelas micoses.
Na espécie humana, temos o pé-de-atleta e a candidíase da boca (sapinho) e na
região genital feminina, causada pela Candida
albicans. A esse grupo pertencem diversas espécies de Penicillium (entre
as quais a que produz penicilina) e Aspergillus (algumas
espécies produzem toxinas cancerígenas).
QUESTÕES SOBRE REINO MONERA
1- Pesticidas
são contaminantes ambientais altamente tóxicos aos seres vivos e, geralmente,
com grande persistência ambiental. A busca por novas formas de eliminação dos
pesticidas tem aumentado nos últimos anos, uma vez que as técnicas atuais são
economicamente dispendiosas e paliativas. A biorremediação de pesticidas
utilizando microorganismos tem se mostrado uma técnica muito promissora para
essa finalidade, por apresentar vantagens econômicas e ambientais. Para ser
utilizado nesta técnica promissora, um microorganismo deve ser capaz de:
A) transferir o
contaminante do solo para a água.
B) absorver o
contaminante sem alterá-lo quimicamente.
C) apresentar
alta taxa de mutação ao longo das gerações.
D) estimular o
sistema imunológico do homem contra o contaminante.
E) metabolizar o
contaminante, liberando subprodutos menos tóxicos ou atóxicos.
2- As
bactérias apresentam como mecanismo para promoção da mistura de genes entre
indivíduos diferentes, o processo de recombinação genética. Este processo pode
ocorrer de três formas, sendo que uma delas é através da formação de uma ponte
(pili) entre as duas células, ocorrendo a migração de genes de uma bactéria
para outra. Essa forma de recombinação é conhecida como:
a)
Transformação bacteriana
b)
Transdução bacteriana
c)
Divisão bacteriana
d)
Conjugação bacteriana
e)
Cissiparidade
3- O
reino Monera é composto dos seres mais abundantes do planeta, também conhecidos
como microrganismos, pois todos são unicelulares e microscópicos. Apresentam
também a ausência da carioteca, sendo, portanto, classificadas como
procariotos. Os grupos que compõem o reino Monera são:
a)
Protozoários e Bactérias
b)
Algas e Bactérias
c)
Fungos e Bactérias
d)
Levedos e Bactérias
e)
Arqueas e Bactérias
4- A
utilização de microrganismos na limpeza de áreas ambientais contaminadas por
poluentes é uma estratégia simples, menos onerosa, além de causar menos impacto
ao meio ambiente. Esse tipo de ação é feita com o uso de bactérias e é
conhecido como:
a)
Biorremediação
b)
Antibiótico
c)
Aterro sanitário
d)
Arqueas
e)
Vacina ambiental
5- (UFMG)
Em que alternativa as duas características são comuns a todos os indivíduos do
reino Monera?
a)
Ausência de núcleo e presença de clorofila
b)
Ausência de carioteca e capacidade de síntese protéica
c)
Incapacidade de síntese proteica e parasitas exclusivos
d)
Presença de um só tipo de ácido nucleico e ausência de clorofila
e)
Ausência de membrana plasmática e presença de DNA e RNA.
Antibiótico por acaso
Enquanto
alguns fungos provocam espirros, outros salvam vidas. Prova dessa benevolência
dos membros dos fungos é a descoberta que o bacteriologista Alexander Fleming
(1881-1955) fez em 1928. Ele trabalhava num laboratório em Paris, na França,
quando descobriu um ser alienígena desenvolvendo-se no meio das bactérias Staphylococcus com as
quais realizava pesquisas. Em vez de ficar irado com o intruso, Fleming decidiu
estudá-lo e o identificou como sendo esporos do fungo Penicillium. Notou que estavam
“acidentalmente” inibindo o desenvolvimento das bactérias. Ele acabava de
descobrir a penicilina, o primeiro de uma série de antibióticos que
revolucionaram a Medicina.
Sua
curiosidade foi recompensada: o Penicillium produzia substâncias que destruíam
aquelas bactérias à sua volta e era justamente isso que ele pesquisava: um
medicamento que pudesse eliminá-las. A enzima produzida pelo Penicillium era de fato um
antibiótico, definição para certas substâncias produzidas por seres vivos, ou
mesmo por síntese, capazes de impedir o crescimento de micro-organismos ou de
matá-los, e de largo emprego na terapêutica contra doenças infecciosas. Ela age
de modo a matar a bactéria, causando a destruição total das colônias. O passo
seguinte foi identificar e isolar aquela poderosa substância que matava
bactérias. Fleming deu a ela o nome de Penicilina.
Porém ele não conseguiu purificá-la, devido à sua instabilidade, o que só
ocorreu no período da II Guerra Mundial (1939-1945), quando outros dois cientistas
britânicos, Florey e Chain reproduziram o antibiótico em formulações comerciais
estáveis, o que foi importante para o seu uso seguro em seres humanos. Graças a
esses medicamentos, doenças infecciosas como pneumonia, sífilis, febre
reumática, e tuberculose, deixaram de ser fatais. Durante a Segunda Guerra
Mundial, a penicilina salvou a vida de milhões de soldados feridos nos campos
de batalha. Muitos novos e mais potentes antibióticos foram derivados da
penicilina original, já que as bactérias gradualmente adquirem imunidade ao
antibiótico.
Retirado de:
Cogumelos Tóxicos
Há muitas espécies de cogumelos venenosas para os humanos, na qual sua toxidade pode causar problemas digestivos que terminam rapidamente ou reações alérgicas, alucinações e até a falha de órgãos, resultando na morte. Entre os gêneros que constituem os cogumelos tóxicos estão o Conocybe, Galerina, Lepiota e o mais perigoso Amamita. Este possui as espécies anjo-destruidor e o chapéu-da-morte, responsável pelo maior índice de envenenamento mortal por cogumelos. A espécie Gyromitra esculenta é ocasionalmente considerada uma especialidade culinária quando cozida, mas se ingerida crua pode ser muito tóxica.
Outro exemplo de cogumelo venenoso usado na culinária é o míscaro-amarelo que também era considerado comestível até ter sido implicado em envenenamentos sérios causadores de rabdomiólise, onde ocorre a quebra rápida do músculo esquelético devido a lesão no tecido muscular, levando à liberação de produtos das células musculares na corrente sanguínea; alguns dos quais, como a mioglobina (uma proteína), são lesivos para os rins, podendo causar insuficiência renal aguda. O mata-moscas pode também causar envenenamentos ocasionais não fatais, geralmente causado por sua ingestão como droga recreativa, devido às suas propriedades alucinógenas.
Quando não se possui conhecimento apropriado sobre qual cogumelo é venenoso ou não, se torna difícil identificar com exatidão se um cogumelo seguro ou não, então o mais indicado é que se deve assumir que um cogumelo selvagem é venenoso e não consumi-lo.
Fonte: dicasgratisnanet.blogspot.com
Acessado em: 25/04/2013
Tipos de vírus
Classificação das bactérias quanto à forma
Fonte: www.infoescola.com.br
Micorrizas
Dentre os fungos mutualísticos, existem os que vivem associados a raízes
de plantas formando as micorrizas (mico= fungo; rizas = raízes). Nesses casos os fungos degradam materiais do solo, absorvem esses materiais degradados e os transferem à planta, propiciando-lhe um crescimento sadio. A planta, por sua vez, cede ao fungo certos açucares e aminoácidos de que ele necessita para viver.
Algumas plantas que formam as micorrizas naturalmente são o tomateiro,
o morangueiro, a macieira e as gramínias em geral.
As micorrizas são muito freqüentes também em plantas típicas de ambientes com
solo pobre de nutrientes minerais, como os cerrados, no território brasileiro. Nesses casos, elas representam um fator importânte de adaptação, melhorando as condições de nutrição da planta. |
Fonte: www.sobiologia.com.br
Exercícios extras sobre o
Reino Fungi
1. A parte comestível do cogumelo (conhecido como "champignon") corresponde ao:
a) Micélio monocariótico do Ascomiceto
b) Corpo de frutificação do Ascomiceto
c) Micélio Monocariótico do Basidiomiceto
d) Corpo de frutificação do Basidiomiceto
e) Sorédio do Fungo
2.Seres vivos importantes na decomposição da matéria, com enorme capacidade de dispersão graças à presença de esporos e que servem de matéria-prima para a extração de drogas como a penicilina, são os (as):
a) Protozoários
b) Esprófitos
c) Fungos
d) cianofíceas.
e) Bactérias
3.Todas as alternativas apresentam atividades que alguns fungos podem realizar, EXCETO:
a) Produzir álcool
b) Produzir antibióticos.
c) Produzir enzimas para controle biológico
d) Produzir glicose.
e) Promover decomposição de matéria orgânica
4.Nas classificações antigas dos seres vivos, os fungos eram considerados vegetais, mas, atualmente, eles estão classificados em um reino à parte. Uma das razões para essa mudança é a ausência, nesses organismos, de:
a) Clorofila
b) núcleo diferenciado.
c) Metabolismo próprio
d) reprodução sexuada.
e) Respiração aeróbica
5. Leia a descrição a seguir:
"As células desses seres vivos são revestidas por uma parede quitinosa, não realizam fotossíntese e têm, como substância de reserva, o glicogênio. O núcleo possui uma carioteca, constituída por unidade de membrana dupla e podem ser uni ou pluricelulares, mas não formam tecidos verdadeiros."O ser vivo que corresponde à descrição anterior é:
a) Um vírus
b) Uma bactéria
c) Uma alga
d) Um fungo
e) Um protozoário
6. É muito comum o paulistano sair aos sábados com a família ou com os amigos para comer pizza e tomar cerveja. Tanto a pizza quanto a cerveja só são possíveis de serem feitas graças a um organismo. Esse organismo é:
a) Um vírus
b) Uma levedura
c) Um protozoário
d) Uma bactéria
e) Uma alga
ESTUDEM MUITO PARA A PROVA!!!
ABRAÇOS!!!
GABARITO DA PROVA - TURMA 301
1. C
2. E
3. C
4. B
5. E
6. E
7. E
8. E
9. A
10. A
GABARITO DA PROVA - TURMA 302
1- D
2- B
3- D
4- B
5- A
6- B
7- E
8- E
9- B
10-
Reino Plantae
Criptógamas
As criptógamas podem ser divididas, com base na organização do corpo, em grupos menores:
1 - Briófitas
As briófitas são plantas de pequeno porte, sendo que na maioria não ultrapassa
Vivem
em ambientes úmidos e sombreados, uma vez que não são susceptíveis à
dessecação.
As
briófitas apresentam estruturas chamadas rizóides, caulóides e filóides que
desempenham um papel semelhante ao da raiz, caule e folhas. No entanto, não têm
vasos condutores de seiva; tanto a seiva elaborada quanto a bruta passam
diretamente de uma célula para outra, através de suas paredes. O grupo das
briófitas tem os musgos como principal representante.
2 - Pteridófitas
As pteridófitas são as primeiras plantas a possuir vasos condutores de seiva. A existência dos vasos possibilitou às plantas a conquista definitiva do ambiente terrestre. Os vasos permitem o transporte rápido da água e sais minerais até as folhas e de seiva elaborada para as demais partes da planta.
Os principais representantes do grupo são as samambaias e as avencas.
Nas
pteridófitas as folhas se desenrolam a partir do centro da planta.
A
reprodução é feita por meio de esporos, que freqüentemente são produzidos em
soros localizados na parte de baixo das folhas (são aqueles pontinhos
alaranjados que vemos às vezes nas samambaias). Ocorre alternância de gerações,
sendo o vegetal adulto produtor de esporos que, uma vez no chão, dão origem a
uma plantinha parecida com um coração (prótalo) e que produz os gametas. Esses
se unem e vão dar origem a uma nova planta.
Fanerógamas
Nas fanerógamas os óvulos e o pólen são os gametas feminino e masculino, respectivamente.
Dentre as fanerógamas temos as Gimnospermas, que produzem estróbilos como estruturas reprodutoras, que são erradamente denominados flores; e as Angiospermas, que produzem flores.
Uma
flor pode ser definida, de maneira ampla, como um “ramo” modificado e adaptado
à reprodução. Sobre as folhas modificadas desse ramo é que se formam as
estruturas reprodutivas das plantas fanerógamas.
A semente é uma estrutura que contém em seu interior um pequeno embrião em repouso, além de grande quantidade de células e material nutritivo para garantir a germinação.
A semente é uma estrutura que contém em seu interior um pequeno embrião em repouso, além de grande quantidade de células e material nutritivo para garantir a germinação.
As
sementes têm origem a partir dos óvulos, formados nas flores.
As fanerógamas são divididas em dois grandes grupos:
3 – Gimnospermas
As gimnospermas são as primeiras plantas a produzirem flores (inflorescências) e sementes, porém não produzem frutos (grego = gymnos = nua, grego = sperma = semente).
As
gimnospermas mais conhecidas são os pinheiros, ciprestes e sequóias. No Brasil
uma gimnosperma nativa é a araucária, também conhecida como pinheiro-do-paraná.
As
flores da gimnosperma são chamadas de cones ou estróbilos. Essas flores são de
um só sexo, masculino ou feminino.
As
gimnospermas estão mais adaptadas às regiões temperadas Chegam a formar
vegetações como as taigas no Hemisfério Norte e a mata de araucária no sul do
Brasil.
As
sequóias são gimnospermas de grande porte e ocorrem na Califórnia (Estados
Unidos). Essas plantas chegam a atingir 120 metros de altura e
seus troncos podem chegar a ter diâmetro de 12 metros .
Estima-se
que as sequóias atuais tenham aproximadamente 4000 anos de idade.
4
– Angiospermas
As angiospermas possuem como característica exclusiva, a semente contida no interior de um fruto (grego angio = urna; sperma = semente). Por esse motivo são conhecidas como plantas frutíferas.
As angiospermas correspondem ao grupo de plantas com maior número de espécies sobre a Terra. Ocorrem em ampla diversidade de hábitats, existindo desde espécies aquáticas até plantas adaptadas a ambientes áridos, como os cactos.
Economicamente,
as angiospermas representam uma fonte de inestimável importância para o homem.
Seus órgãos, como raiz, caule, folhas, flores, sementes e frutos, podem servir
de alimento para a população humana. Além disso, servem, também como fontes de
matéria-prima para as mais diversas atividades humanas e industriais.
As
angiospermas são divididas em dois grandes grupos: o das monocotiledôneas e o
das dicotiledôneas.
A principal característica que permite distinguir esses dois grupos é o número de cotilédones presentes na semente. Os cotilédones são folhas modificadas que fazem parte do corpo do embrião e que podem armazenar nutrientes que serão fornecidos a ele durante os estágios iniciais de desenvolvimento. Como o próprio nome diz, nas monocotiledôneas há apenas um cotilédone por semente, enquanto nas dicotiledôneas há dois cotilédones por semente.
A principal característica que permite distinguir esses dois grupos é o número de cotilédones presentes na semente. Os cotilédones são folhas modificadas que fazem parte do corpo do embrião e que podem armazenar nutrientes que serão fornecidos a ele durante os estágios iniciais de desenvolvimento. Como o próprio nome diz, nas monocotiledôneas há apenas um cotilédone por semente, enquanto nas dicotiledôneas há dois cotilédones por semente.
São exemplos de monocotiledôneas: Alho, cebola, aspargo, abacaxi,
bambu, grama, arroz, trigo, aveia, cana-de-açúcar, milho, gengibre e palmeiras
em geral: coco-da-baía, babaçu, etc.
São
exemplos de dicotiledôneas: Vitória-régia, eucalipto, abacate, rosa, morango,
pêra, maçã, feijão, ervilha, goiaba, jabuticaba, algodão, cacau, limão,
maracujá, cacto, mamona, mandioca, seringueira, batata, mate, tomate, jacarandá,
café, abóbora, melancia, etc.
A formação da semente
Nas angiospermas a fecundação se dá quando o núcleo masculino (proveniente do grão de pólen) e o núcleo feminino (oosfera, proveniente do óvulo) se encontram, formando o zigoto, ainda no ovário da flor.
O zigoto, uma célula simples, sofre então muitas divisões celulares e dá origem a um pequeno embrião, pluricelular.
O óvulo fecundado desenvolve-se formando então uma semente. Ela contém um embrião e substâncias nutritivas que o alimentarão quando a semente germinar.
A
formação de uma ou mais sementes no interior de um ovário provoca o seu
desenvolvimento e ele, crescendo muito origina um fruto, enquanto murcham todas
as demais partes da flor.
Exercícios de Revisão- Reino Plantae
1) (PUC - RJ-2008) Em relação aos
indivíduos do reino vegetal, pode-se afirmar que os(as):
a) briófitas não dependem
diretamente da água para sua
reprodução.
b) fungos são vegetais
aclorofilados.
c) flores dos pteridófitas são
frutos modificados.
d) gimnospermas possuem flores e
frutos verdadeiros.
e) frutos dos angiospermas se
originam a partir do
desenvolvimento do ovário.
2) (Mack-2007) Comparando-se os
ciclos reprodutivos das criptógamas (Briófitas e Pteridófitas) com
os das fanerógamas
(Gimnospermas e Angiospermas),
destacamos
a seguinte diferença:
a) ciclo de vida alternante.
b) meiose gamética.
c) independência da água para a
reprodução.
d) predominância da geração
gametofítica sobre a esporofítica.
e) geração esporofítica diplóide.
3) (UFMG-2007) Os possíveis
ancestrais das plantas com flor descendem de um grupo de algas verdes.
Considerando-se essa informação,
é INCORRETO afirmar que os dois grupos mencionados têm em comum
a) a clorofila como pigmento
fotossintetizante.
b) a parede celular com celulose.
c) o glicogênio como fonte de
energia.
d) os pigmentos acessórios de
diversas cores.
4) (PUC - PR-2007) Entre as
Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas
a geração dominante é, respectivamente:
a) gametofítica, esporofítica,
esporofítica, esporofítica.
b) esporofítica, gametofítica,
esporofítica, gametofítica.
c) gametofítica, esporofítica,
gametofítica, esporofítica.
d) esporofítica, esporofítica,
esporofítica, gametofítica.
e) gametofítica, gametofítica,
gametofítica, esporofítica.
5) (UEPB-2006) A reprodução
permite a multiplicação da espécie. Nos vegetais a independência da água para a
fecundação ocorre a partir:
a) das espermatófitas.
b) dos musgos.
c) das licopodíneas.
d) das briófitas.
e) das pteridófitas.
6) (FUVEST-2006) As angiospermas
se distinguem de todas as outras plantas pelo fato de apresentarem
a) alternância de geração
haplóide e diplóide.
b) estômatos nas folhas.
c) flores.
d) sementes.
e) vasos condutores de seiva.
7) (Unitau-1995) Considerando que
quanto mais partes um vegetal possui, mais evoluído é, podemos afirmar que, das
alternativas a seguir , o vegetal mais evoluído é:
a) o musgo.
b) o abacateiro.
c) a samambaia.
d) o pinheiro.
e) a alga.
8) (UFla/ PAS-2000) Para que uma
flor seja considerada hermafrodita (andrógena), é necessário que apresente pelo
menos:
a) estames e grãos-de-pólen.
b) pistilos e óvulos.
c) estames e pistilos.
d) sépalas e pétalas.
e) pedúnculo e receptáculo
floral.
Gabarito
1- e 6- c
2- c 7-
b
3- c
8- c
4- a
5- a
Raiz
Órgãos Vegetais
As plantas possuem formas muito variadas.
Percebemos ao observar, por exemplo, uma vitória-régia e um coqueiro.
Raízes, caules, folhas, frutos e flores são
estruturas que comumente chamamos órgãos vegetais. Cada órgão possui sua função
definida e várias formas possíveis. Vimos que as flores são órgãos
reprodutivos, e os frutos se originam dessas. Como foi assunto de aulas
passadas, ao caracterizarmos as angiospermas, aqui trataremos das raízes,
caules e folhas.
Raiz
Tem como função absorver e fixar. Possui regiões
definidas: coifa (protege a ponta da raiz), zona meristemática
(indiferenciada), zona de alongamento (onde as células estão crescendo e se
diferenciando), zona pilífera (possui pêlos absorventes de água) e zona das
ramificações (onde partem raízes secundárias).
Tipos de sistemas radiculares:
- Axial ou pivotante – típica de dicotiledôneas, possui uma raiz primária e diversas ramificações. Ex: feijão, abacateiros,...
- Fasciculada – típica de monocotiledôneas, possui diversas raízes saindo do mesmo ponto, com aspecto de emaranhado. Ex: milho
- Adventícias: são de suporte, partem do caule. Comumem mangues. Ex : milho.
- Tuberosas: atuam como órgãos de reserva. Ex: beterraba, cenoura.
- Respiratórias ou pneumatóforos: em solos pobres em oxigênio ou ambientes aquáticos, são adaptadas para captar oxigênio.
- Sugadoras: adaptadas para sugar seiva de outros vegetais.
Macetes
- Axial ou pivotante – típica de dicotiledôneas, possui uma raiz primária e diversas ramificações. Ex: feijão, abacateiros,...
- Fasciculada – típica de monocotiledôneas, possui diversas raízes saindo do mesmo ponto, com aspecto de emaranhado. Ex: milho
- Adventícias: são de suporte, partem do caule. Comum
- Tuberosas: atuam como órgãos de reserva. Ex: beterraba, cenoura.
- Respiratórias ou pneumatóforos: em solos pobres em oxigênio ou ambientes aquáticos, são adaptadas para captar oxigênio.
- Sugadoras: adaptadas para sugar seiva de outros vegetais.
Cloroplastos
Vasos condutores da Seiva
Macetes
Este é de botânica!
A FILa ESTÁ ANDando (Antera+ Filete= ESTAme, cujo o conjunto é o ANDroceu)
ESTava ESperando O GINECologista (ESTigma+ EStilete+Ovário= GINECeu)
Obs:no aparelho feminino todos os órgãos começam com VOGAIS!
A FILa ESTÁ ANDando (Antera+ Filete= ESTAme, cujo o conjunto é o ANDroceu)
ESTava ESperando O GINECologista (ESTigma+ EStilete+Ovário= GINECeu)
Obs:no aparelho feminino todos os órgãos começam com VOGAIS!
Vasos condutores:
FLOLIBELA toma XILEBRA.
FLO = floema
LIB = líber
ELA = (seiva) elaborada
XI = xilema
LE = lenho
BR = (seiva) bruta
FLOLIBELA toma XILEBRA.
FLO = floema
LIB = líber
ELA = (seiva) elaborada
XI = xilema
LE = lenho
BR = (seiva) bruta
Os principais tecidos vegetais:
PARE de COLocar FLOcos E_PImenta no "SUXI", é PERIgoso e EStraga.
PARE= PARÊnquima
COL= COLênquima
FLO= FLOema
EPI= EPIderme
SU= SUber
XI= XIlema
PERI= PERIderme
ES= ESclerênquima
PARE de COLocar FLOcos E_PImenta no "SUXI", é PERIgoso e EStraga.
PARE= PARÊnquima
COL= COLênquima
FLO= FLOema
EPI= EPIderme
SU= SUber
XI= XIlema
PERI= PERIderme
ES= ESclerênquima
FILO DE INVERTEBRADOS
Filo
|
Características
gerais
|
Representantes
|
Nº de sp
|
Porífera
|
São parazoários,multicelulares,
poros
para a entrada de água.São
filtradores. Todos são fixos. Coanócitos(
digestão intracelular).
Esqueleto de espículas e fibras
de espongina.
Apresentam simetria radial.
|
Esponjas
|
5
a
10 mil sp
|
Cnidária
|
Apresentam células urticantes, os cnidoblastos.
É o primeiro grupo a apresentar uma cavidade digestiva (com boca e sem ânus)
e de sistema nervoso, uma rede difusa simples. São eumetazoários,
diblásticos, acelomados, animais urticantes. Podem ser pólipos (fixos) ou medusas
(livres), isolados ou coloniais. São protostômios, de simetria radial.
|
Hidras
Corais
Anêmonas
Águas-vivas
Medusas
|
10 mil
sp
|
Platelmintos
|
Vermes achatados dorsoventralmente e com tubo digestivo incompleto
(falta o ânus). Vida livre e parasita. São eumetazoários, triblásticos,
acelomados, protostômios e de simetria bilateral.Primeira ocorrência de estruturas
excretoras, as célula-flama. Sistema nervoso com gânglios e órgãos
sensoriais.
|
Planárias
Solitárias
Esquistossomos
|
20
mil
sp
|
Nematódos
|
Vermes de corpo alongado e secção circular. Tubo digestório completo
(boca e ânus). Triblásticos, pseudocelomados, protostômios e de simetria bilateral.
Vidas livres e parasitas.
|
Lombriga
Ancilóstomo
Filarias
Oxiúro
|
80
mil
sp
|
Anelídeos
|
Vermes alongados, de secção
circular e segmentados. São
eumetazoários, triblásticos, celomados, protostômios e de simetria bilateral.
Vida livre e ectoparasita.
|
Minhocas
Sanguessugas
Políquetos
|
15
mil
sp
|
Moluscos
|
Os moluscos têm corpo mole, com cabeça, pé e massa
visceral, com ou sem concha. São eumetazoários, triblásticos, celomados,
protostômios e de simetria bilateral.
|
Caracóis
Caramujos
Ostras
Polvos e lulas
Mariscos
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50
mil
sp
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Artrópodes
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São eumetazoários,
triblásticos, celomados, protostômios e de simetria bilateral. Patas
articuladas. Exoesqueleto de
quitina. Segmentados. Crescimento por mudas.
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Insetos, Aracnídeos,
Crustáceos,
Diplópodos
Quilópodos
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1
milhão
sp
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Equinodermos
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São eumetazoários,
triblásticos, celomados, deuterostômios e de simetria radial (adultos).
Endoesqueleto de placas calcárias e espinhos,
sistema ambulacral. Marinhos.
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Ouriços
Estrelas
Pepinos
Lírios-do-mar
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7
mil
sp
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