segunda-feira, 1 de junho de 2020

ALIMENTAÇÃO PLANT- BASED E SEUS BENEFÍCIOS

Nem vegetariana nem vegana. A dieta à base de plantas prioriza os alimentos que vêm da terra sem necessariamente excluir a carne de vez.
⁣⁣⁣⁣A alimentação Plant - based basicamente consiste em comer muitas plantas! Uma média de 3/4 de seu prato vir de fontes vegetais. Além disso, optar ao máximo por alimentos de acordo com as estações e safras, tentando ao máximo comprar de comércios mais locais e principalmente estar consciente da conexão da fonte do seu alimento e como irá nutrir seu corpo e mente. ⁣⁣⁣⁣


Dieta Plant-based ainda é um conceito novo no Brasil, mas com potencial forte de crescimento. O cardápio inclui principalmente os alimentos que crescem na terra (frutas, verduras, cereais, tubérculos, leguminosas, grãos, oleaginosas e sementes) e, de preferência orgânicos. E como fica a proteína? Feita da maneira correta, a dieta é capaz de suprir as necessidades nutricionais do organismo, segundo a nutricionista Alessandra Luglio, coordenadora do departamento de medicina e nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). “Todos os alimentos da dieta colaboram para o fornecimento de nutrientes essenciais. Além disso, quando combinados ao longo do dia, há uma sinergia nutricional, que garante um corpo saudável – sem excessos  e sem carências”.

Fontes de Proteína:Lentilha,grão-de-bico,Tofu,feijão Azuki,Chia,Quinoa cozida, sementes de abóbora, gergelim, ervilha,feijão branco, semente de girassol...PANCs ora-pro-nóbis(conhecida como carne dos vegetarianos), rica em ferro e ajuda a aumentar a imunidade. Utilizo muito em minha alimentação. Já fiz até pão de ora-pro-nóbis. Fica fofinho e rico em nutrientes.
Folhas verdes escuras como espinafre, couve, agrião...

As variações da alimentação Plant-Based: vegetariano em suas variações,  vegano, flexitariano (consumo ocasional de alimentos de origem animal) e onívoro (quem consome alimentos de origem animal e vegetal).




Quais os benefícios de uma alimentação Plant- Based?⁣⁣
É a abundância de vitaminas, minerais, fibras, fitonutrientes, gorduras saudáveis e muitos antioxidantes. Além de evitar todos os aditivos e excessos que estão presente na grande maioria dos alimentos industrializados e processados.⁣⁣
Mesmo quem come carne pode se beneficiar com um consumo maior de vegetais, legumes e cereais.
Recentemente, uma revisão de estudos sobre alimentação e problemas cardio- metabólicos, feita por pesquisadores da Universidade of Wisconsin (EUA), associou a plant- based à redução de todas as causas de mortalidade e risco diminuído de obesidade, diabetes tipo 2 e doença cardíaca coronária.

A natureza é a farmácia mais moderna que existe na prevenção de doenças.

E na prática como funciona?
·         Incluir gorduras para elevar a sua saúde a nível celular e também para aumentar absorção de vitaminas lipossolúveis. Através da ingestão de: nuts, abacate, açaí, sementes (chia, linhaça, hemp, abóbora...) e óleos (coco, gergelim, azeite, abacate).
·         Inclua algas marinhas como folha nori, kombu, spirulina, e outros como fonte de iodo e outros nutrientes importantes! Estudos apontam  entre os seus componentes bioativos e funções antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas.  Além de conter na sua composição substâncias que são imunomoduladores, ou seja, colaboram para a melhora do nosso sistema de defesa.
·         Alimentos de fonte animal com consciência: sempre que possível opte por animais criados e tratados com ética. Optando por orgânicos, criados soltos e sem uso de antibióticos.
DICA: Sempre que comer carne vermelha , procure comer junto duas fatias de laranja ou abacaxi.

Fonte: Nutricionista Fernanda Mello
           fernandamello.org
           jasminealimentos.com
           namu.com.br
Acessado em: 1/06/20
Imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário