terça-feira, 30 de junho de 2020

OS BENEFÍCIOS DOS TEMPEROS E ESPECIARIAS PARA A SAÚDE


Hoje, vamos conhecer a variedade dos temperos e ervas que as pessoas usavam nos tempos bíblicos e atualmente. A sua importância medicinal e a capacidade de acrescentar aroma, sabor e cor à comida, doces, chás... As mencionadas na Bíblia são: coentro, manjericão-santo, manjerona, menta, salsa, alecrim, alho, cebola, canela.
Tempero é a substância (erva, raízes, especiaria, sal, pimenta, colorau, etc.) que é acrescentada a um alimento (antes, durante ou após o seu preparo, ou ainda na sua degustação), para emprestar-lhe sabor, aroma, cor ou realçar o seu paladar.




A utilização dos condimentos é muito variável, de acordo com hábitos e tradições das regiões mundiais. A maioria destes ingredientes tem como origem o Oriente, a Europa e as Américas.
A princípio, o sal, as ervas e especiarias foram e ainda são, utilizadas para conservar os alimentos. 
Não podemos deixar de notar as especiarias nos pratos indianos e a pimenta nos mexicanos, assim como não sentimos o gosto do sal ou de temperos no arroz japonês…
Uma pesquisa realizada pela Banca do Ramon, mostra que os brasileiros consideram alho (46%), cebola (19,5%) e pimenta (5,4%) como temperos indispensáveis na hora de preparar a refeição. 
Os temperos naturais possuem ações anti-inflamatórias, antioxidantes, calmantes, estimulantes, cicatrizantes e antibióticas. Já os que são industrializados possuem altos níveis de sódio, além dos aromatizantes e corantes", explica.
Conhecer e entender os benefícios dos temperos, ervas da antiguidade e  mundo atual é muito importante, para a nossa saúde e segredos de sucesso, na preparação de pratos com aromas e sabores especiais para receber os amigos e familiares.(ops...depois da pandemia).

Conheça os benefícios de cada um e passe a incluí-los em suas receitas.
Coentro- É usado para dar sabor a pães, carnes, doces, saladas, molhos, sopas, etc. 
Benefícios são : antioxidante, digestivo, e auxilia no tratamento da ansiedade. Também é usado para aliviar dores musculares.


Manjericão- Na culinária, pode ser usado fresco, congelado ou seco em sopas, peixes, omeletes, molhos, massas, pizzas e com vegetais,sendo essencial em molhos e no pesto.
Benefícios: É digestivo, antisséptico, anti-inflamatório, ajuda no combate de infecções do trato respiratório. Tem efeito de baixar substancialmente o nível de açúcar nos  diabéticos e de reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos. Combate tosse e dor de cabeça, crises de rinite...

Manjerona- Pode ser usada desde aromatizar saladas simples, como temperar carnes, peixes, frangos, guisados, pizzas, molhos...
Benefícios: são: expectorante, mucolítica, antiviral, analgésica, bactericida, diurética, digestiva, anti-espasmódica, regula a pressão arterial, evita a coagulação do sangue e também mostrou, em estudos recentes, ser capaz de interromper o crescimento do vírus da herpes.

Menta- Ela é considerada como uma das “ervas amargas” ( em Êxodo 12:8 e Números 9;11). É usada em molhos, carnes, saladas, massas e sopas.
Benefícios: Rica em vitaminas A e C, cálcio, ferro e magnésio, retarda o envelhecimento. Na forma de chá, combate dores de barriga(anti-espasmódico e prisão de ventre. Auxilia na produção de enzimas digestivas e nas infecções do trato respiratório, e é anestésica.

Salsa- A salsa é rica em vitaminas A e C, possui vários benefícios e por isso deveria ser mais utilizada diariamente em  molhos de ervas e manteiga, carnes, feijão e lentilha
Benefícios: Tem propriedade diurética que ajuda a prevenir retenção liquida e promove uma limpeza, desintoxicando o corpo. Alguns dos principais benefícios que a salsa apresenta, são: Ação anti-inflamatória, controle de açúcar no sangue, combate anemia, alivia constipação intestinal e possui ação rejuvenescedora. Também auxilia  nas funções da bexiga, rins, fígado, baço, pulmões, estômago e tireoide.

Alecrim- É usado em carnes, marinados, refogados de legumes e frutos do mar, chás...
Benefícios: estimulante geral, hipertensor, antioxidante, anti-inflamatório e diurético. Também protege contra o câncer e auxilia a digestão, é estimulante, ativador da circulação sanguínea, antidepressivo e antisséptico pulmonar. È indicado  em casos de esgotamento cerebral.

Alho- Usado em carnes, frangos, refogados, molhos de tomate...
Benefícios:Além de ter propriedade antioxidante, anti-inflamatória, vermífugo, antibacteriana, analgésico, antiviral, antifúngica, antisséptica e diurética, os dentes de alho ainda aliviam tosses, bronquite e resfriados. Melhora a circulação sanguínea, purifica o sangue e previne alguns tipos de câncer, principalmente o de estômago. Auxilia no sistema imunológico.


Cebola- Usada em receitas com peixes, ovos, legumes, refogados, saladas e sopas...
Benefícios: Previne tumores, impede a formação de coágulos, combate bactérias e fungos e fortalece o sistema imunológico. É antioxidante, digestiva, antimicrobiana e estimulante cardiovascular.

Pimenta-do reino- Usada em saladas, marinados, sopas , molhos diversos, picles...Pode ser usada tanto em grão quanto moída.
Benefícios: Possui ação antioxidante e anticoagulante. Também previne gripes e resfriados. Aceleram o metabolismo.

Tomilho- Usado em  pratos diversos que levam tomate ou queijo.
Benefícios:Possui ação diurética, antifúngica e anti-inflamatória. Melhora o fluxo sanguíneo e alivia os sintomas da artrite e das dores musculares. Digestivo, antisséptico, cicatrizante e vermífugo.

Canela- Para doces, salgados, para tudo.
Benefícios: Aromática, anti-inflamatória, antioxidante, antimicrobiana, estimulante, ajuda a prevenir e combater a diabetes.  

Açafrão- Usada em sopas, molhos, pães, maioneses, frangos, carnes e feijão
Benefícios: anti-inflamatória, anticancerígena, protege o diabetes,protege o coração.
  
Gengibre- O gengibre possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces e em diversas formas: fresco, seco, em conserva ou cristalizado.
Benefícios:Incluem sua ação anticoagulante, vasodilatadora, digestiva, anti-inflamatória, antiemética, analgésica, antipirética e antiespasmódica. Pode ser utilizada no tratamento de problemas circulatórios, resfriados ou inflamações, como dor de garganta.Trata enjôos, combate infecções e doenças cardiovasculares e auxilia no emagrecimento.


Atenção: É contra-indicado para quem usa remédio anticoagulante.

Pessoas com pressão alta e que usam medicamentos para controlar a pressão só devem consumir gengibre de acordo com orientação médica.

DICA:Você pode ter seus próprios temperos fazendo uma pequena horta em casa e, quem mora em apartamento, alguns temperos podem ser plantados em vasos individuais.


NUNCA DESPREZE OS CONHECIMENTOS DE TEUS ANCESTRAIS!



Fonte: tuasaude.com
           boaforma.abril.com.br
           bonde.com.br
           colherdepau.sul21.com.br
           A Dieta de Jesus- Heloisa Bernardes
Acessado em: 30/06/20
Imagens: Google

quinta-feira, 25 de junho de 2020

BENEFÍCIOS DO ABACATE

Um abacate possui todos esses nutrientes e muito mais, com benefícios para todo o organismo, da cabeça aos pés.


Efeito anti-inflamatório- Graças à vitamina E, o abacate age como anti-inflamatório.
Antiestresse- A fruta tem altos níveis de gordura monoinsaturada e potássio, que ajudam a diminuir a pressão sanguínea. Contribui para aumentar a produção de serotonina,que alivia ansiedade e estresse.
Memória- O omêga 3 do abacate melhora o funcionamento do cérebro, ou seja, melhora a memória.
Controla colesterol e triglicérides- controla o colesterol LDL (colesterol ruim) e aumenta o colesterol HDL (colesterol bom), além de reduzir o nível de triglicerídeos.
Ajuda contra o câncer- É uma das melhores fontes de glutatoína - fitonutriente presente na fruta. Por isso, oferece proteção contra o câncer oral e de garganta.
Melhora a visão- Graças à vitamina A.
Melhora o sono- As vitaminas de complexo B3, equilibram os hormônios responsáveis pelo equilíbrio de substâncias responsáveis pelas atividades cerebrais do sono.
Para a pele- O abacate ajuda na metabolização do colágeno - substância que dá firmeza à pele.
Regula o metabolismo da glicose- O abacate é rico em vitamina K, que tem papel importante na coagulação sanguínea. O consumo desta vitamina acarreta em chances 19% de desenvolvimento de diabetes.

Algumas formas de consumo de abacate

1- Vitamina de abacate, que pode ser combinada com outras frutas.

2- Guacamole, receita mexicana apimentada envolvendo o abacate, hortaliças e nachos, ou seja, tortilhas de milho.

3- Pode ser usado na salada de frutas e saladas normais.

4- Din-din de abacate com frutas.

5- Patê de abacate salgado.

DICA: Remova as sementes das pimentas, dessa forma, ajuda a reduzir o nível do sabor picante.                 
Vou compartilhar com você, uma das sobremesas favoritas de minha infância... minha mãe cortava o abacate ao meio, retirava o caroço, amassava a polpa com o garfo na própria casca, pingava algumas gotas de limão , e adoçava com um pouquinho de mel ou açúcar. Ficava muito saboroso...


RECEITA DE GUACAMOLE ( minha preferida)

Você vai precisar de:

1 abacate,1 tomate, 1/2 cebola roxa, 1/2 limão, 1 dente de alho bem picadinho, coentro ou salsa, sal a gosto, pimenta vermelha a gosto, azeite de oliva à gosto.

Modo de Preparo:

Em um recipiente coloque todo abacate e amasse com um garfo.Em seguida esprema o limão e misture, depois adicione o tomate e a cebola picados em cubinhos e misture novamente.Adicione o coentro ,o azeite e acrescente o sal e a pimenta.
Sirva com torradinhas, no almoço, no pão...



IMPORTANTE: A Quercetina presente na cebola roxa,tomate e pimentão, atrapalha a instalação do vírus no organismo. Age como reparador do sistema imune e ainda inibe a inflamação sistêmica do corpo. A quercetina está presente também na maçã e vinho tinto.
Se você também é fã do abacate e quer fazer outras receitas saborosas, entre na página Amo Abacate no Facebook e bom apetite !



Fonte: selecoes.com.br
           mdemulher.abril.com.br
           Amo abacate/ Facebook
          jolivi.com.br
          br.blastingnews.com

Imagens: Google

terça-feira, 23 de junho de 2020

ALIMENTAÇÃO VEGANA


O veganismo é um estilo de vida que exclui, na medida do possível e do praticável, produtos de origem animal - desde refeições até a forma de se vestir ou escolher cosméticos. Na alimentação, deixam-se de lado carnes, ovos, leite e mel, por exemplo, pela motivação de reduzir os impactos ambientais, a exploração animal, melhorar a saúde, entre outros. A definição é da The Vegan Society, sediada no Reino Unido e considerada a entidade fundadora do veganismo no mundo.


 
                                Fotomontagem- Clair Ramos de Melo                                                    
Benefícios do veganismo
De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e com as nutricionistas especializadas Maria Julia Rosa e Isabel Andrade, o veganismo:
Previne doenças crônico-degenerativas, como Alzheimer e Parkinson
Diminui riscos de doenças cardiovasculares
Reduz o desenvolvimento de diabetes
Abaixa a possibilidade de obesidade                 
Diminui riscos de doenças oculares
Reduz doenças renais
Abaixa os riscos de câncer
Auxilia na recuperação muscular e performance em exercícios
Veganismo x Vegetarianismo
Você conhece as diferenças entre veganismo e vegetarianismo? Para a nutricionista esportiva e vegetariana Isabel Andrade, o veganismo é mais do que somente mudar a alimentação: o vegano elimina de sua rotina tudo que possa envolver algum sofrimento animal, incluindo vestuário, maquiagem e artigos de higiene, por exemplo.
Nutrientes que merecem atenção na dieta vegana
As principais fontes proteicas de veganos devem ser as leguminosas, feijões, grãos e cereais integrais. Porém, é preciso que os veganos tenham uma dieta proteica mais variada, para assegurar a total absorção dos aminoácidos que formam as proteínas. Por isso, o ideal é que consumam no mínimo três porções de fontes de proteínas diferentes por dia.
Exemplo de cardápio da dieta vegana
Quanto mais variedade, maior a chance de se obter todos os nutrientes necessários. Segue a sugestão de como montar um cardápio com refeições balanceadas e nutritivas:
Refeição
Café da manhã
Um copo de suco de maracujá batido com banana, couve, semente de girassol e linhaça + duas fatias de pão integral com manteiga de amendoim e dois damascos secos fatiados
Lanche
Fruta e/ou sementes oleaginosas
Almoço
Feijão com arroz integral ou quinoa, brócolis refogado e purê de batata doce ou abóbora
Lanche
Granola com leite de amêndoas ou pasta de grão de bico (homus) com torrada integral
Jantar
Salada de folhas verdes com tomate, brotos de alfafa e abacate; lentilhas com arroz
Ceia
Fruta e/ou sementes oleaginosas


Receita de pão Vegano de frigideira (sem glúten)  da Cake Vegan Cake

2 colheres de sopa de farinha de grão de bico ou fubá fina
2 colheres de sopa de farinha de aveia
2 colheres de sopa de polvilho doce
colher de sopa de farinha de linhaça
colher de sopa de azeite 
colher de chá de fermento químico
Sal a gosto 
Água até dar ponto de liga. A massa tem que ficar consistente.
Modo de preparo:Mistura tudo com água e espátula. Usar frigideira Tfal , untar com óleo e colocar a massa. Tampar a frigideira e deixar três minutos de cada lado.
IMPORTANTE: Coloque em potes etiquetados as farinhas, para facilitar o seu dia-a-dia.

Dica: Quer aprender mais receitas veganas, entre na página do Facebook Cake Vegan Cake, Escola Vegana

Fonte: minhavida.com.br
           Cake Vegan Cake/Facebook

Acessado em: 23/06/20


sábado, 20 de junho de 2020

RECEITAS DE SUCOS ANTIOXIDANTES


Os sucos antioxidantes, se ingeridos com frequência, contribuem para manter um organismo saudável, já que são ótimos no combate aos radicais livres, prevenindo doenças como câncer, doenças cardiovasculares e infecções, já que também fortalecem o sistema imunológico.


Pera e Gengibre


O suco de pera e gengibre é rico em vitamina C, pectina, quercetina e limoneno o que lhe conferem propriedades altamente energéticas, antioxidantes e estimulantes da desintoxicação e da digestão, podendo ainda auxiliar no combate às células cancerígenas.

Ingredientes:
 Meio limão;
2,5 cm de gengibre;
Meio pepino;
1 pera.

Modo de preparo:
Para preparar este suco basta bater todos os ingredientes e servir com uns cubos de gelo.


Frutas Cítricas



O suco de frutas cítricas é rico em vitamina C que estimula a imunidade. Além disso, a parte branca dos frutos cítricos, que deve ser conservada ao máximo ao descascar os frutos, contém pectina, que ajuda a absorver gorduras e toxinas do trato digestivo, e por isso este suco é um ótimo auxiliar de emagrecimento.
Além disso, a toranja é uma ótima fonte de licopeno, muito importante na proteção contra o câncer e os bioflavonoides também presentes nas frutas cítricas são poderosos antioxidantes, fortalecem os vasos capilares e melhoram as condições da pele e a saúde em geral.

Ingredientes:
  1 toranja rosa descascada;
  1 limão pequeno;
 1 laranja descascada;
  2 cenouras.



Modo de preparo:
Para preparar este suco, basta descascar todos os ingredientes preservando ao máximo a parte branca dos frutos cítricos e bater tudo junto num recipiente.



Romã


A romã contém antioxidantes como polifenóis e bioflavonoides, que aumentam a imunidade. Esses nutrientes também fortalecem o colágeno da pele e os vasos capilares, ajudando a combater a celulite.


 Ingredientes:
 1 romã;

 125 g de uvas rosadas sem sementes;

  1 maçã;

 5 colheres de sopa de iogurte de soja;

 50 g de frutos vermelhos;

 1 colher de chá de farinha de linhaça.


Modo de preparo:
Para preparar este suco basta descascar os frutos e colocar tudo num liquidificador e bater até ficar homogêneo.



Abacaxi



O abacaxi contém bromelina, que ajuda na quebra da proteína, reduz inflamações e auxilia na digestão. Além disso, também é uma fruta rica em betacaroteno e vitamina C, que são dois antioxidantes que protegem o organismo dos radicais livres, e vitamina B1, necessária para a produção de energia. A babosa é antibacteriana e antifúngica, ajuda o sistema imunológico e ainda conta com propriedades desintoxicantes.

Ingredientes:
Meio abacaxi;
2 maçãs;
1 bulbo de erva-doce;
2,5 cm de gengibre;
1 colher de chá de suco de babosa.

               
Modo de preparo:
Extrair o suco das frutas, da erva-doce e do gengibre e de seguida, bater no liquidificador com o suco de babosa e misturar. Pode-se ainda acrescentar gelo.




Suco de beterraba, Cenoura e Laranja



Este suco natural é preparado com apenas três ingredientes. É um suco delicioso, rico em nutrientes e vitaminas, indicado sobretudo para quem tem problemas de anemia e para quem quer desintoxicar o organismo. Confira abaixo o passo a passo deste suco de beterraba com laranja e cenoura . Consuma ao café da manhã ou lanche.

Ingredientes:
 1 unidade de beterraba
 5 unidades de laranja
 1 unidade de cenoura

Modo de preparo:
Em um liquidificador adicione o suco de laranja (sem as sementes). Em seguida, acrescente a beterraba e a cenoura, descascadas e cortadas em cubos pequenos. Bata por alguns minutos, até virar uma mistura homogênea. Depois disto, se preferir pode passar o suco por uma peneira. E seu suco está pronto! Consuma em seguida, para usufruir de todos os benefícios.

Beterraba
Quando usada em sucos naturais, fornece boas quantidades de antioxidantes e carotenoides — que são responsáveis pela cor vermelha e ajudam a evitar que o colesterol ruim se acumule nas paredes das artérias. São ainda uma excelente fonte de ácido fólico, uma vitamina do complexo B.Reduz a pressão arterial dentro de 24 horas, diminuindo assim o risco de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais (AVC). Os cientistas concluíram que o nitrato encontrado naturalmente na beterraba é a causa do efeito benéfico.
 O nitrato da beterraba ajuda a reduzir o consumo de oxigênio, aumentando o esforço necessário para que as pessoas cheguem à exaustão. O efeito de um copo de 500 ml do suco é maior que o de treinamento regular. A descoberta beneficia pessoas com doenças respiratórias e metabólicas, além de atletas de esportes de resistência. Os cientistas suspeitam que a substância( nitrato)  se transforma em óxido nítrico no corpo, reduzindo a quantidade de oxigênio consumida durante o exercício.
Laranja

Excelente fonte de vitamina C e antioxidantes, a laranja protege as células contra danos causados pelos radicais livres. Uma laranja de tamanho médio contém cerca de 70 mg desta vitamina. Ela tem ainda quantidades menores de outras vitaminas e minerais, como betacaroteno, tiamina, fosfato e potássio.
Cenoura
cenoura é uma excelente fonte de vitamina A,  cujas necessidades diárias podem ser quase supridas com apenas 100 gramas desse legume. Essa vitamina contribui para o bom estado da visão, da pele e das mucosas. Além disso, a cenoura contém muitos sais minerais, como Fósforo, Cloro, Potássio, Cálcio e Sódio; necessários ao bom equilíbrio do organismo. Contém também as vitaminas do Complexo B, que ajudam a regular o sistema nervoso e a função do aparelho digestivo.

Dica: O suco de beterraba, cenoura e laranja é também indicado para pessoas com gripes, resfriados e anemia. As pessoas que estiverem em isolamento na pandemia,com contágio do vírus Covid-19, recomenda-se tomar diariamente esse suco, devido seus benefícios.

Devido a crise econômica, para  comprar frutas, verduras e legumes em oferta, aproveite os dias de promoção de hortifrutigranjeiros do supermercado ou vá na feira na hora da Xepa, ou seja, o fim da feira, que os produtos podem ser encontrados a preços mais baixos.


Fonte: tuasaude.com
           belezaesaude.com
           tudoreceitas.com
           g1.globo.com
Acessado em:19/06/20
                       20/06/20

Imagens: Google