terça-feira, 24 de novembro de 2020

OS BENEFÍCIOS DO INHAME PARA SUA SAÚDE

Inhame é um alimento tubérculo muito usado no sudeste e nordeste do Brasil. Ele é o nome dado aos rizomas das plantas do gênero Dioscorea. Serve como base da alimentação de diversos países das Américas, África e Ásia.


inhame


O consumo do tubérculo, parente do cará e da batata-doce, melhora o funcionamento do sistema imunológico, a qualidade do sangue e, por ser altamente nutritivo e medianamente calórico, é uma boa opção para quem quer perder peso. Os tubérculos são uma excelente fonte de fibras solúveis e seus carboidratos são complexos. Eles apresentam vitamina A e betacaroteno, quantidades significativas de vitamina C e são ricos em vitaminas do complexo B. Com relação aos minerais, possuem potássio, ferro, cálcio, fósforo, magnésio e cobre. Saiba mais sobre os benefícios do inhame:

Reforça o sistema imunológico

inhame fortifica os gânglios linfáticos, que são responsáveis pela defesa do sistema imunológico, deixando o corpo mais forte e prevenindo doenças. Doenças virais, como malária, dengue e febre amarela, podem ser evitadas com o consumo do inhame, já que ele ajuda a impedir a contaminação do sangue (mas não é por isso que você deve deixar de tomar todas as vacinas). 

Bom para a saúde do coração

As fibras do inhame reduzem os níveis de colesterol no sangue, ajudando a prevenir doenças cardíacas. Além disso, o inhame é uma boa fonte de potássio, um mineral que compensa as ações hipertensivas do sódio em nosso corpo.

Previne a anemia

inhame é um bom alimento para a prevenção da anemia. Ele é fonte de ferro, mineral que participa do processo de transporte de oxigênio, realizado pelas hemácias; cobre, que ajuda no acesso ao ferro armazenado, para que ele possa ser utilizado na síntese de novas hemácias; vitamina C, que ajuda na absorção do ferro; vitamina B6, fundamental para a produção de hemoglobina; e ácido fólico, que ajuda no processo de maturação das células sanguíneas.

Auxilia na perda de peso

inhame é uma ótima opção de alimento para quem quer emagrecer. Além de conter pouca gordura, as suas fibras promovem a sensação de saciedade e seus nutrientes fornecem mais energia. Além disso, o inhame possui propriedades anti-inflamatórias, o que deixa o corpo menos suscetível a acumular líquidos e toxinas, diminuindo a celulite e inchaços.

Grande aliado da saúde feminina

Por possuir fitoestrógenos e hormônios vegetais, o inhame é conhecido por aumentar a fertilidade da mulher, amenizar cólicas menstruais, sintomas da TPM e da menopausa (a diosgenina presente no tubérculo pode auxiliar para contenção de calores, do ressecamento da mucosa e de outros sintomas que acompanham essa fase) e estimular a libido, além de ser útil na endometriose, doença fibrocística da mama e fibrose uterina. Um estudo ainda concluiu que a ingestão de inhame por 30 dias equilibra os níveis hormonais.

Ajuda a prevenir o mal de Alzheimer

O inhame é um ótimo alimento para ajudar a prevenir e a controlar o Alzheimer, pois o tubérculo é fonte de vitaminas B6 e B9, e a diosgenina é convertida no hormônio DHEA, cuja produção no corpo humano diminui à medida que envelhecemos.

Contra o câncer

O betacaroteno e a vitamina C contidos no inhame ajudam a prevenir os mais variados tipos de câncer. A diosgenina também é útil para o mesmo fim. Ela é capaz de impedir a proliferação de células cancerígenas da mama e o fitoesterol estimula a proliferação de células leucêmicas e do crescimento celular do câncer de cólon.

Para os olhos

Por ser fonte de vitamina C, que é usada pelo corpo humano para a proteção e deficiência do sistema imunológico e pode reduzir as chances de degeneração macular, que deteriora a visão fina, resultando a perda da visão central.

Para a pele

Para pessoas que sofrem com espinhas, foliculite, furúnculo, pelos encravados ou inflamados, o inhame é indicado por limpar o organismo de dentro para fora. Porém, pode ser utilizado também no formato de pasta, sobre as inflamações.

Ajuda com a hipertensão

O inhame é uma boa fonte de potássio, mineral que compensa as ações hipertensivas do sódio no corpo humano.

Ajuda a emagrecer

O inhame é um alimento que apresenta pouca gordura e um tubérculo que possui carboidratos complexos, que significa que a glicose, um dos produtos finais de sua digestão, será liberada de maneira gradativa para a corrente sanguínea, fazendo com que o indivíduo se sinta mais disposto para atividades e menos fome ao longo do dia. Além disso, as fibras do inhame também promovem a sensação de saciedade.

Principais nutrientes do inhame

Inhame cru (100 g)
Calorias97 kcal
Carboidratos23,2 g
Proteínas2,1 g
Gorduras totais0,2 g
Fibras1,7 g
Cálcio12 mg
Magnésio29 mg
Fósforo65 mg
Ferro0,4 mg
Potássio568 mg
Zinco0,3 mg
Vitamina B10,08 mg
Vitamina B60,11 mg
Vitamina C5,6 mg

Fonte: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos / Taco - versão 2, UNICAMP


Fontes: minhavida.com.br
            ecycle.com.br
            revistaabm.com.br
            bol.uol.com.br
Imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário