sábado, 7 de novembro de 2020

DICAS DE ESPECIALISTAS PARA TRATAR O DIABETES NATURALMENTE

 As ervas naturais são utilizadas nas curas de doenças desde os primórdios da humanidade, as gerações passadas de nossas famílias desde sempre transmitiram os conhecimentos sobre as plantas e suas potencialidades curativas.

Alguns estudos acerca das plantas medicinais vêm sendo realizados para tentar compreender quais são os mecanismos de ação e princípios ativos das plantas, entre elas as que exercem efeito hipoglicemiante.

Os resultados mostram que esses mecanismos auxiliam na diminuição da absorção de glicose no intestino, além de atuarem sobre células do pâncreas com estimulação na secreção de insulina e também na proteção do pâncreas contra o efeito dos remédios sintéticos.

1.Melão de São Caetano: um poderoso fruto verde capaz de varrer o açúcar do seu sangue. Ele tem duas poderosas substâncias, a Charantina e Polipeptídeo-P, que podem derrubar seus índices de glicemia.  Pesquisadores da Índia descobriram que este fruto é capaz de reduzir a glicemia em jejum em até 48%. 

melão- São- Caetano

Modo de consumo do melão - São - Caetano

Para tratamento do diabetes, é possível consumir o melão-São-Caetano como chá e suco.

No chá para diabetes, utilize uma colher de sobremesa de folhas picadas para cada xícara de água.

Para o suco, utilize dois melões pequenos ou a metade de um grande e bata com água.

Beba uma vez ao dia, de preferência pela manhã!

2. Graviola: a fruta que diminui a glicemia, protege o fígado e auxilia o trabalho do pâncreas

 Do ponto de vista medicinal, tanto o seu fruto quanto suas folhas, sementes e até tronco, são usados para o combate ao diabetes.

Em um estudo  realizado em Camarões, mostrou que a administração de extrato de Graviola em ratos diabéticos reduziu os níveis de açúcar no sangue em até 75%.

As folhas da graviola ainda têm outras funções benéficas para os diabéticos, como a ação protetora do fígado. Pois a graviola tem o poder de frear e tratar as lesões que o diabetes pode provocar no órgão.

Além disso, um estudo realizado pela Universidade Federal da Bahia, demonstrou que o óleo extraído das sementes de graviola protegeu as células que produzem a insulina naturalmente.

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e tem como função transportar o açúcar para dentro das células para gerar energia. Ela é a chave que abre a fechadura das células, aliviando a quantidade de açúcar na corrente sanguínea.

Portanto, a graviola tem esse poder de controlar a glicemia naturalmente e ainda melhora a sensibilidade insulínica do organismo humano.

graviola


Modo de consumo da graviola

Para preparar seu chá para diabetes com graviola você vai precisar de uma colher de sobremesa de folhas picadas para cada xícara de água.

Atenção: o uso da graviola não é recomendado para pacientes com Parkinson. Isso porque, em caso de uso prolongado da planta, pode haver perda de serotonina e dopamina, substâncias carentes em pessoas nessas condições.


3.Carqueja: a planta que protege o fígado e derruba o açúcar do sangue

A planta característica por seu caule triangular age na proteção do fígado, da vesícula, fortalece a digestão e ainda tem função analgésica.

Os pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais testaram a planta em ratos diabéticos e constataram a queda da glicemia após 7 dias de tratamento.

carqueja


Modo de consumo da carqueja

Para o chá de carqueja, utilize uma colher de sobremesa de folhas picadas para cada xícara de água.

Ao comprar as folhas, sempre fique atento à qualidade. Mesmo secas, opte por folhas com boa aparência e não estejam muito escuras.

Espero que você tenha aproveitado este conteúdo e que esteja convencido que há sim um outro caminho para tratar o diabetes de forma natural.

Uma dessas ótimas maneiras é consumir chá para diabetes e não sofrer com os efeitos colaterais dos medicamentos.

4. Canela: é um tempero que atua para baixar sua insulina, já que um estudo do US Department of Agriculture mostrou que o consumo de um dos polifenóis da canela, extraído de forma concentrada, acelerou o metabolismo do açúcar em cerca de 20 vezes.

5. Óleo de coco: simples e fácil de usar, ele amplia a saciedade e te ajuda a emagrecer de forma rápida. Se você usa no café da manhã, já come menos no almoço, como atestou um estudo da Oxford Brookes University, publicado no periódico Physiology & Behaviour.

6. Magnésio: o mineral que está diretamente ligado ao aumento da glicose e só o fato de você ter um pouquinho dele em falta já aumenta seu risco em 15% de ter o diabetes descontrolado.

7Berberina: uma erva que funciona até melhor do que remédios para controle do diabetes e pré-diabetes. Conforme pesquisa publicada no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, em alguns dias de uso, a resistência à insulina caiu 20%.

8. Vitamina D3:   um hormônio importante que só quando você aprende a usá-lo — e pode ser indo à padaria — já aumenta em 33% a sua proteção contra o diabetes.

DICA: Se você tem algum familiar ou amigo diabético compartilhe essas dicas de especialistas renomados.

IMPORTANTE: Hipócrates (460- 361 a.C.) da Grécia, que é considerado o pai da medicina, empregava centenas de drogas de origem vegetal.

Fontes: Daniel Forjaz - Biólogo e Especialista em Fitoterapia Clínica - Jolivi

            Dr. Naif Tadeu-  Médico, Cirurgião e Nutrólogo - Jolivi

            Livro A Flora na Medicina Doméstica A. Balbach

Imagens- Google e Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário