quinta-feira, 21 de maio de 2020

A BAGAGEM DE SOBREVIVÊNCIA NO CAMPO DE BATALHA AO CORONAVÍRUS



Assistir as palestras do SEMAV- 2020 em maio foi o divisor de águas para manter a tranquilidade e serenidade em tempos de Pandemia do Coronavírus. A palestra da Dra. Suellen Vieira Araújo "O que ninguém fala sobre a Pandemia do Coronavírus" foi extremamente esclarecedora e resolvi compartilhar com vocês minhas anotações , também algumas dicas de antepassados e aprendizados de conhecimentos  ao longo da vida.
Nessa batalha contra o Coronavírus a nossa missão é a SOBREVIVÊNCIA, portanto precisamos saber que "equipamentos" ter para garantir  a nossa sobrevivência, de familiares e amigos caso houver o contágio pela COVID -19.

Em primeiro lugar devemos  ter autonomia em escolher uma dieta mais natural rica em cereais, grãos, oleaginosas,legumes, raízes, tubérculos, frutas, verduras, especiarias,brotos, fermentados...Nossa dieta precisa ser rica em antioxidantes, anti-inflamatórios, vitaminas e sais minerais,(complexo B e magnésio...), mais natural, variada e colorida . Porém, se você não dispõe  de tempo para preparar sua alimentação, pelo menos em uma de suas refeições com um estilo de vida saudável,  mais natural... não fique de braços cruzados.
 Converse com seu clínico geral sobre suplementos alimentares do complexo B e Mg.

Por que o complexo B e o Mg são tão importantes?

Porque a B12 é a melhor protetora do nosso DNA , pode ser encontrada em farmácias e o magnésio ativa 300 enzimas.  Você pode suplementar  com Cloreto de Magnésio PA ou o Dilamato de Magnésio, para os cardíacos. Nunca ultrapassar a dose diária de 800 miligramas, porque ele pode causar diarreia. Geralmente a dose recomendada é de 400 miligramas diárias. Converse com seu clínico geral sobre a sua suplementação.






QUE kIT DE SOBREVIVÊNCIA PRECISAMOS TER?


  



- Um termômetro, um oxímetro( se puder comprar)
- Açafrão/ cúrcuma, Dipirona ou Paracetamol...


Primeiros Sintomas da COVID-19


Dor de garganta- Açafrão/cúrcuma em pó + sal + água morna ( gargarejos 5 x ao dia). O açafrão possui propriedades anti-inflamatória,antioxidante, fungicida, antitumoral, ele ativa três enzimas.

O chá de erva de São João ou Hipericão era muito usado pelos povos bíblicos, para combater infecções virais e microbianas, além de aliviar as dores crônicas, por ser  uma planta medicinal que possui  propriedades antibacterianas, antifúngicas, antioxidantes e também antidepressivas. Forma de preparo: 1 a 2 colheres de chá da erva para uma xícara de água fervente, 1 ou 2 vezes ao dia(manhã/noite).

Própolis(antibiótico natural)- Possui ação eficaz contra bactérias, vírus e fungos, ou seja,ação microbiana e  também antioxidante.Fortalece a imunidade.De preferência sem álcool.Ingerir  15 gotas em jejum. Usar o produto por curto prazo. Já para dor de garganta, adicione 4 a 5 gotas de extrato de própolis em uma xícara de água e use para fazer um gargarejo. Essa solução pode ser usada várias vezes por dia, conforme a necessidade.

Malva- Gargarejos com chá morno de malva + sal. Até quatro vezes ao dia.(minha dica).

Gel da babosa na garganta, parte externa ( minha dica) por ser analgésica, anti-inflamatória, coagulante, antibiótica, regeneradora,desintoxicante, digestiva, catalisadora conhecida como a planta da saúde e beleza.Se você mora em região de clima frio, principalmente na época da pandemia, recomendo não fazer a aplicação, pois o gel ou polpa da babosa é gelado e pode interferir no tratamento.


OBS: Olhar no espelho e se tiver placa de pus ainda, tomar(antibiótico) receitado pelo médico.


Febre- Acima de 37,5 C a 37,8 já é febre. Portanto tomar Dipirona de 500 mg de 6/6 horas no mínimo por 48 h. Alguns médicos também recomendam o Paracetamol.

Procure beber até 3 litros de água, para evitar a desidratação.


Tosse seca/ sem catarro- Tomar Acetilcisteína 1 x ao dia de 600 mg. Geralmente em poucos dias combate a tosse seca.

Tomar extrato de própolis-Pingar 3 a 4 gotas em algum chá  ou 1 a 2 gotas do extrato com uma colher de mel. Tome várias vezes ao dia, sempre que necessário.

Chá de malva cheirosa- Ela é capaz de aumentar a expectoração, pois possui propriedades analgésica,anti-inflamatória,antioxidante,emoliente, estimula o sistema imunológico para proteger o corpo contra infecções.Utilize 1 ou 2 colher de chá de folhas de malva para uma xícara de água.Acrescente água fervida e deixe descansando de 10 a 15 minutos.Quando atingir uma cor marrom-dourada, coe e beba. Pode tomar 3 vezes ao dia. 

OBS: Acrescentei a malva na lista, pois aos 20 anos tomei variados tipos de xaropes, para uma  tosse persistente e contínua,que não dava tréguas  e nenhum deles conseguiu cessá-la.Como participava de cursos e palestras sobre "A cura pelas ervas" fui pesquisar e por sorte tínhamos no pátio de casa  malva.Comecei a tomar chás de malva e também fazer gargarejos com sal e chá de malva e acabei curada. Portanto, tenho muita fé nessa planta medicinal.

Chá de casca de abacaxi- Tomado quente com canela ou gengibre, remove mucos respiratórios. Ferver e cozinhar em fogo baixo a casca de um abacaxi em 1,5 litro de água com a panela tampada. O tempo de fervura depende de a casca estar mais verde ou mais madura. Tome várias vezes ao dia, sempre que necessário, alternando com a canela e o gengibre. OBS: Lave bem o abacaxi para remover  as impurezas. 
Se você quiser tomar a noite como calmante, para dormir melhor, acrescente folhas de hortelã, ao invés da canela e gengibre.

Falta de ar- Se não tiver o oxímetro para verificar a quantidade de oxigênio no sangue,ver a frequência respiratória por minuto, ou seja colocar uma mão na barriga e outra no peito e verificar se tem de 13 a 20 respirações por minuto. Veja vídeos sobre esse assunto (You Tube).

Se tiver o oxímetro medir e verificar se está acima de 98% é normal. 



Dicas: Cozinhar em uma panela de ferro, pois você vai precisar de muito Fe, que libera oxigênio. Principalmente, se você estiver com deficiência de ferro, ou seja, uma anemia ferropriva,com  essa estratégia haverá um aumento no nível da hemoglobina. A fortificação de alimentos com ferro é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma das melhores opções para erradicação da anemia ferropriva, quer pelo baixo custo como pela abrangência e possibilidade de utilização por tempo prolongado.


Tomar muita água alcalina ( água + limão), se tiver pressão baixa (água + laranja ou bergamota), principalmente pela manhã, durante a quarentena.

OBS: Mulheres grávidas ou que estejam amamentando  devem evitar o uso de fitoterápicos, bem como pessoas com doenças crônicas.Se você estiver tomando algum tipo de medicamento prescrito, verifique com seu médico a possibilidade de interações de fitoterápicos com medicamentos que você está usando atualmente.

IMPORTANTE: COMO A FITOTERAPIA INFLUÊNCIA O SISTEMA IMUNOLÓGICO?
As plantas  contêm uma grande quantidade de compostos fitoquímicos que ajudam a criar uma barreira contra os microrganismos patogênicos que nos fazem ficar doentes.




Fonte: SEMAV/2020

           Dra. Suellen Vieira Araújo

           A Dieta de Jesus-Heloísa Bernardes  
           Dr. Nelson Annunciato- Conexão Cérebro
           saude.abril.com.br
           ecycle.com.br
           redesans.com.br - Késia Diego Quintaes
           mundoboaforma.com.br
           greenme.com.br
           
Acessado em 22 e 23/05/2020

Imagens: Google




Nenhum comentário:

Postar um comentário