domingo, 31 de maio de 2020

ALIMENTAÇÃO MEDITERRÂNEA

Certamente Jesus seguia uma dieta do tipo mediterrânea, baseada na pirâmide onde a base  é de legumes, verduras, frutas, pães integrais, peixes e pouca carne. Na dieta do Mediterrâneo têm destaques para o azeite de oliva, queijo branco, grãos e peixe. É importante salientar que as gorduras monoinsaturadas (óleo de oliva, amendoim...) e as gorduras poli-insaturadas( óleo de girassol, milho, algodão e alguns peixes) ajudam a diminuir o  nível de colesterol, enquanto as gorduras saturadas aumentam o nível de colesterol e triglicerídeos.


Pirâmide alimentar da Dieta do Mediterrâneo


O interesse na dieta do Mediterrâneo começou há 30 anos, quando epidemiologistas descobriram que as taxas de doenças cardíacas na Grécia e  na região rural de Creta eram 90% eram mais baixas  que nos Estados Unidos e no mundo Ocidental.
A pirâmide do Mediterrâneo não apenas permite o consumo de alimentos tabus como queijo, nozes, avelãs, castanhas, carnes magras e sobremesa, como também libera o vinho, além de recomendar a prática de exercícios diários.
Ela possui características que ajudam a diminuir o risco de algumas doenças e ainda a melhorar a qualidade de vida e o bem- estar.

  Carnes e doces em menor quantidade e com baixa frequência;
• frango, ovos, queijos e iogurtes em porções moderadas;
• peixe e frutos do mar pelo menos duas vezes na semana;
• frutas, verduras, cereais (integrais, de preferência), azeite de oliva, feijões, legumes e temperos devem ser os principais alimentos nas refeições e devem ser consumidos com frequência;
• beber água;
• vinho com moderação;
• fazer atividades físicas e apreciar as refeições com outras pessoas são hábitos que também devem ser incorporados.

Objetivo: Longevidade e a prevenção de  doenças crônicas. Ela deve ser adotada como um estilo de vida.

Dicas e Recomendações: Essa dieta não é aconselhável para  pessoas alcoólatras, pelo uso do vinho. Portanto, o vinho pode ser substituído por suco de uva integral ou limonada.Se beber, não dirija.
 Alguns nutricionistas recomendam apenas uma taça ao dia .Outros recomendam tomar um dia vinho tinto e no outro dia, suco de uva integral, pois também são ricos em antioxidantes.Tomar alternadamente, para não viciar e também não intoxicar o organismo. Agora, se você preferir tomar diariamente somente sucos,escolha sempre sucos antioxidantes. (Veja a lista na postagem do dia 26/05/20).
Ao comer carne, procure comer junto ou após, duas fatias de laranja ou abacaxi, porque  possuem enzimas que ajudam a reduzir a absorção da gordura da carne  e também digerem as proteínas  da  mesma, facilitando desse modo a digestão.
OBS: Postarei mais adiante, outros tipos de alimentação...



Fonte:A Dieta de Jesus - Heloisa Bernardes
          centralnacionalunimed.com.br
          jasminealimentos.com.
Acessado em : 31/05/20
Imagens: Google

terça-feira, 26 de maio de 2020

SETE PASSOS PARA AUMENTAR A IMUNIDADE

Hoje, vou relatar para vocês, a palestra do SEMAV-2020(18/05/20) , pelo Dr. Elias Pereira - Naturopata e Chef Detox Internacional. Se quiser conhecê- lo melhor  acesse Verdadeiro Detox.com


  1. Primeiro Passo- Atividade Física - Libera hormônios de felicidade, você fica motivada e ainda ajuda a desenvolver uma imunidade mais alta. Precisa fazer  diariamente alguma atividade física. Ele indica os exercícios calistênicos que qualquer pessoa pode fazer. Mas, se você acha que não vai conseguir realizar esse tipo de exercício, pode realizar alguns até sentada em uma cadeira.Você encontra vários no Instagram e You Tube.
  2. Segundo Passo- Contato com a Natureza- Nesse momento procure ter mais contato com a natureza, tomar sol que ajuda  aumentar a imunidade. Aumenta a Vitamina D (hormônio) e consequentemente fortalece mais sua imunidade. Tomar 30 min das 11 h até 13 h. Importante ficar descoberto nas pernas. Procure tomar uma água de boa qualidade( com menos cloro e flúor).
  3. Terceiro Passo - Alimentação Saudável- Opte por uma alimentação mais natural, variada, colorida, com 20% cozida e 80% cru. Evitar comer alimentos industrializados que trazem mais ácido para o corpo.Escolha alimentos que fornecem um potencial mais alcalino para o corpo. No período da manhã é o período da eliminação ( 4h até às 12h). Ajuda a eliminar as toxinas do dia anterior. Comece a manhã com  água morna + limão ,depois um suco verde que vai  estimular o intestino e joga as toxinas para fora e pelas 10 h uma vitamina. No período da nutrição (12 h até às 20 h), opte por uma alimentação bem colorida, variada de líquidos e sólidos.Os crus variados são mais alcalinos, possuem mais antioxidantes e ajudam nosso corpo, pois não perdem as enzimas. E os fitoquímicos são os reparadores da nossa saúde, além de proporcionar uma aparência mais jovem.Pesquisei  alguns antioxidantes, para você escolher e colocar na sua alimentação: frutas vermelhas,suco de uva tinto, suco de romã e maçã,ameixa  seca,manga,banana,cacau em pó, cúrcuma/açafrão, chá verde,erva doce,alecrim,canela, gengibre,cebola roxa,alho, brócolis, cenoura,beterraba, espinafre, couve, óleo de coco, azeite de oliva, azeite de dendê, abacate, ginseng, centelha asiática, espirulina, kiwi,sementes de girassol, pimentas e vegetais roxos...e não esqueça que eles ajudam a aumentar a nossa  imunidade.No período da assimilação( 20 h até às 4 h da manhã), evite comer.
  4. Quarto Passo - Saúde Mental- Procure fazer meditações para se acalmar... Menos stress. Leia bons livros. Ele indica " Você pode Curar Sua Vida" - Louise Hay. Mude os paradigmas...repensar a vida atual e fazer planejamento. Ter uma disciplina diariamente(acordar no mesmo horário...).
  5. Quinto Passo- Suplementação- Vitamina D, vitamina C não efervescente, zinco , vitamina E, espirulina, equinácea, magnésio... Se você não toma muito sol e tiver dúvidas sobre os suplementos, procure um profissional da saúde que vai indicar a dose necessária de cada um.
  6. Sexto Passo-  Sono- Procure melhorar a qualidade do seu sono, ter uma disciplina de acordar e ir dormir no mesmo horário. Se puder, procure dormir antes das 23 h. Ter no mínimo oito horas de sono. Atenção: noites mal dormidas abaixa a imunidade. 
  7. Sétimo Passo- Confiança- Procure trabalhar mais sua auto-confiança, auto-estima, eliminar o medo. Faça a postura do Superman e olhe se no espelho, mãos na cintura e membros elevados. Enfim, eleja seu super-herói favorito e faça suas poses...dê boas gargalhadas...vai ser divertido. Pesquise conteúdos ótimos...Invista mais em você, através de cursos on-line, bons filmes, boas leituras. Evite notícias tristes principalmente antes de ir dormir.

  • DICA: Uma forma de ver se seu corpo está alcalino ou ácido é observar a língua logo ao acordar. Uma língua rosada significa que o corpo está alcalino. Uma língua muito esbranquiçada é sinal de que o corpo está ácido.

Vou repassar para vocês um Suco Antiviral  do Dr. Elias Pereira
Suco de um limão
Uma rodela de abacaxi
Uma colher de café de cúrcuma/açafrão em pó
Uma rodela/ pedaço pequeno de gengibre
um copo de água
Colocar no liquidificador e tomar sem coar, na hora, porque oxida. O suco ajuda a aumentar a imunidade. 

Fonte: SEMAV/ 2020
          Dr. Elias Pereira- Naturopata e Chef Detox Internacional
          Portal Imirante- Dr. Pedro Brito
Imagem: Google

quinta-feira, 21 de maio de 2020

A BAGAGEM DE SOBREVIVÊNCIA NO CAMPO DE BATALHA AO CORONAVÍRUS



Assistir as palestras do SEMAV- 2020 em maio foi o divisor de águas para manter a tranquilidade e serenidade em tempos de Pandemia do Coronavírus. A palestra da Dra. Suellen Vieira Araújo "O que ninguém fala sobre a Pandemia do Coronavírus" foi extremamente esclarecedora e resolvi compartilhar com vocês minhas anotações , também algumas dicas de antepassados e aprendizados de conhecimentos  ao longo da vida.
Nessa batalha contra o Coronavírus a nossa missão é a SOBREVIVÊNCIA, portanto precisamos saber que "equipamentos" ter para garantir  a nossa sobrevivência, de familiares e amigos caso houver o contágio pela COVID -19.

Em primeiro lugar devemos  ter autonomia em escolher uma dieta mais natural rica em cereais, grãos, oleaginosas,legumes, raízes, tubérculos, frutas, verduras, especiarias,brotos, fermentados...Nossa dieta precisa ser rica em antioxidantes, anti-inflamatórios, vitaminas e sais minerais,(complexo B e magnésio...), mais natural, variada e colorida . Porém, se você não dispõe  de tempo para preparar sua alimentação, pelo menos em uma de suas refeições com um estilo de vida saudável,  mais natural... não fique de braços cruzados.
 Converse com seu clínico geral sobre suplementos alimentares do complexo B e Mg.

Por que o complexo B e o Mg são tão importantes?

Porque a B12 é a melhor protetora do nosso DNA , pode ser encontrada em farmácias e o magnésio ativa 300 enzimas.  Você pode suplementar  com Cloreto de Magnésio PA ou o Dilamato de Magnésio, para os cardíacos. Nunca ultrapassar a dose diária de 800 miligramas, porque ele pode causar diarreia. Geralmente a dose recomendada é de 400 miligramas diárias. Converse com seu clínico geral sobre a sua suplementação.






QUE kIT DE SOBREVIVÊNCIA PRECISAMOS TER?


  



- Um termômetro, um oxímetro( se puder comprar)
- Açafrão/ cúrcuma, Dipirona ou Paracetamol...


Primeiros Sintomas da COVID-19


Dor de garganta- Açafrão/cúrcuma em pó + sal + água morna ( gargarejos 5 x ao dia). O açafrão possui propriedades anti-inflamatória,antioxidante, fungicida, antitumoral, ele ativa três enzimas.

O chá de erva de São João ou Hipericão era muito usado pelos povos bíblicos, para combater infecções virais e microbianas, além de aliviar as dores crônicas, por ser  uma planta medicinal que possui  propriedades antibacterianas, antifúngicas, antioxidantes e também antidepressivas. Forma de preparo: 1 a 2 colheres de chá da erva para uma xícara de água fervente, 1 ou 2 vezes ao dia(manhã/noite).

Própolis(antibiótico natural)- Possui ação eficaz contra bactérias, vírus e fungos, ou seja,ação microbiana e  também antioxidante.Fortalece a imunidade.De preferência sem álcool.Ingerir  15 gotas em jejum. Usar o produto por curto prazo. Já para dor de garganta, adicione 4 a 5 gotas de extrato de própolis em uma xícara de água e use para fazer um gargarejo. Essa solução pode ser usada várias vezes por dia, conforme a necessidade.

Malva- Gargarejos com chá morno de malva + sal. Até quatro vezes ao dia.(minha dica).

Gel da babosa na garganta, parte externa ( minha dica) por ser analgésica, anti-inflamatória, coagulante, antibiótica, regeneradora,desintoxicante, digestiva, catalisadora conhecida como a planta da saúde e beleza.Se você mora em região de clima frio, principalmente na época da pandemia, recomendo não fazer a aplicação, pois o gel ou polpa da babosa é gelado e pode interferir no tratamento.


OBS: Olhar no espelho e se tiver placa de pus ainda, tomar(antibiótico) receitado pelo médico.


Febre- Acima de 37,5 C a 37,8 já é febre. Portanto tomar Dipirona de 500 mg de 6/6 horas no mínimo por 48 h. Alguns médicos também recomendam o Paracetamol.

Procure beber até 3 litros de água, para evitar a desidratação.


Tosse seca/ sem catarro- Tomar Acetilcisteína 1 x ao dia de 600 mg. Geralmente em poucos dias combate a tosse seca.

Tomar extrato de própolis-Pingar 3 a 4 gotas em algum chá  ou 1 a 2 gotas do extrato com uma colher de mel. Tome várias vezes ao dia, sempre que necessário.

Chá de malva cheirosa- Ela é capaz de aumentar a expectoração, pois possui propriedades analgésica,anti-inflamatória,antioxidante,emoliente, estimula o sistema imunológico para proteger o corpo contra infecções.Utilize 1 ou 2 colher de chá de folhas de malva para uma xícara de água.Acrescente água fervida e deixe descansando de 10 a 15 minutos.Quando atingir uma cor marrom-dourada, coe e beba. Pode tomar 3 vezes ao dia. 

OBS: Acrescentei a malva na lista, pois aos 20 anos tomei variados tipos de xaropes, para uma  tosse persistente e contínua,que não dava tréguas  e nenhum deles conseguiu cessá-la.Como participava de cursos e palestras sobre "A cura pelas ervas" fui pesquisar e por sorte tínhamos no pátio de casa  malva.Comecei a tomar chás de malva e também fazer gargarejos com sal e chá de malva e acabei curada. Portanto, tenho muita fé nessa planta medicinal.

Chá de casca de abacaxi- Tomado quente com canela ou gengibre, remove mucos respiratórios. Ferver e cozinhar em fogo baixo a casca de um abacaxi em 1,5 litro de água com a panela tampada. O tempo de fervura depende de a casca estar mais verde ou mais madura. Tome várias vezes ao dia, sempre que necessário, alternando com a canela e o gengibre. OBS: Lave bem o abacaxi para remover  as impurezas. 
Se você quiser tomar a noite como calmante, para dormir melhor, acrescente folhas de hortelã, ao invés da canela e gengibre.

Falta de ar- Se não tiver o oxímetro para verificar a quantidade de oxigênio no sangue,ver a frequência respiratória por minuto, ou seja colocar uma mão na barriga e outra no peito e verificar se tem de 13 a 20 respirações por minuto. Veja vídeos sobre esse assunto (You Tube).

Se tiver o oxímetro medir e verificar se está acima de 98% é normal. 



Dicas: Cozinhar em uma panela de ferro, pois você vai precisar de muito Fe, que libera oxigênio. Principalmente, se você estiver com deficiência de ferro, ou seja, uma anemia ferropriva,com  essa estratégia haverá um aumento no nível da hemoglobina. A fortificação de alimentos com ferro é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma das melhores opções para erradicação da anemia ferropriva, quer pelo baixo custo como pela abrangência e possibilidade de utilização por tempo prolongado.


Tomar muita água alcalina ( água + limão), se tiver pressão baixa (água + laranja ou bergamota), principalmente pela manhã, durante a quarentena.

OBS: Mulheres grávidas ou que estejam amamentando  devem evitar o uso de fitoterápicos, bem como pessoas com doenças crônicas.Se você estiver tomando algum tipo de medicamento prescrito, verifique com seu médico a possibilidade de interações de fitoterápicos com medicamentos que você está usando atualmente.

IMPORTANTE: COMO A FITOTERAPIA INFLUÊNCIA O SISTEMA IMUNOLÓGICO?
As plantas  contêm uma grande quantidade de compostos fitoquímicos que ajudam a criar uma barreira contra os microrganismos patogênicos que nos fazem ficar doentes.




Fonte: SEMAV/2020

           Dra. Suellen Vieira Araújo

           A Dieta de Jesus-Heloísa Bernardes  
           Dr. Nelson Annunciato- Conexão Cérebro
           saude.abril.com.br
           ecycle.com.br
           redesans.com.br - Késia Diego Quintaes
           mundoboaforma.com.br
           greenme.com.br
           
Acessado em 22 e 23/05/2020

Imagens: Google




quarta-feira, 20 de maio de 2020

CORONAVÍRUS/ COVID-19




O que é?

A Covid-19, doença causada pelo coronavírus Sars-Cov-2, atingiu os cinco continentes do planeta e se tornou uma pandemia com milhares de mortes.Surgiu na China e se espalhou pelo mundo desde o final de dezembro.  Ainda não há uma vacina. 

Sintomas 


Coriza, tosse seca, dor de garganta,cansaço,diarreia,dor de cabeça,febre alta. Em casos mais graves causa pneumonia e insuficiência respiratória aguda.Outros sintomas também são sintomas neurológicos, perda de olfato e paladar.
OBS: Uma pessoa com o vírus pode ser assintomática e transmitir a doença para outra pessoa.


Formas de Transmissão

  • Pelo ar- Por saliva, catarro e gotículas expelidas pela boca(espirro, tosse e fala).
  • Por contato- Beijo, aperto de mão, abraço.
  • Superfícies Não Higienizadas- Celulares,maçanetas, corrimão, botões de elevadores, teclas, apoios de transportes públicos.

Prevenção

  1. Lavar  frequentemente as mãos até a metade do pulso com sabão, esfregando também as partes internas das unhas.
  2. Usar álcool 70% para limpar as mãos antes de encostar em áreas como olhos, nariz e boca.
  3. Tossir ou espirrar levando o rosto à parte interna do cotovelo ou lenços descartáveis.
  4. Não fazer aglomerações com outras pessoas.
  5. Usar máscara corretamente tampando nariz e boca.
  6. Evitar tocar nariz, olhos e boca antes de limpar as mãos.
  7. Limpar com álcool objetos  tocados frequentemente, Ex: celulares, teclados...
  8. Evitar cumprimentar com aperto de mão, abraço ou beijo no rosto.
  9. Evitar sair de casa, se possível.
  10. Utilizar lenço descartável quando estiver com nariz escorrendo...
  11. Evite o compartilhamento de chimarrão, copos e objetos.
  12. Manter os ambientes ventilados.
  13. Evitar o contato próximo com quem tiver febre e  tosse, bem como aglomerações e manter distância segura.
  14. Manter uma alimentação saudável e dormir bem.
Grupos de Risco

Mais de 60 anos, cardíacos, diabéticos, imunodeprimidos, asmáticos,obesos,pacientes com doenças neurológicas, respiratórias e hepáticas.

Proteção Contra Coronavírus

  • Evitar contágio
  • Ou contágio Assintomático ( sintomas ligeiros ou moderados que desaparecem em poucos dias).


Fonte: Semav/2020
           Bem Estar-g1.globo.com
           Diário de Santa Maria
Imagem: Google
      

VÍRUS







  1. Não são seres vivos.
  2. Não tem metabolismo, não são compostos por células.
  3. São parasitas, ou seja, dependem de um hospedeiro para se multiplicarem.
  4. São visíveis apenas ao microscópio eletrônico.
  5. Tem uma cápsula proteica  e no seu interior o DNA ou RNA.
  6. O vírus liga-se  à membrana da célula hospedeira e liberta o seu material genético que se multiplica dentro da célula.
  7. A célula morre e liberta novos vírus que vão infectar outras células.
  8. Alguns são eliminados pelo Sistema Imunitário.
  9. Outros ficam latentes e só se manifestam quando as defesas da pessoas estão baixas.
Imunidade Inata/ Natural

A imunidade inata é responsável pela resposta imune inicial que previne a infecção do hospedeiro e pode muitas vezes eliminar o patógeno.É a primeira linha de defesa contra patógenos..Possuem a função de antibiótico natural.

Componentes da  Imunidade Inata

  • Barreiras naturais: Pele, mucosas, pH, muco, ácidos graxos...
  • Células de Defesa: Neutrófilos,Eosinófilos,Basófilos,Mastócitos,Macrófagos, células dendríticas e células NK (reação inflamatória).
Em outro momento estarei postando assunto mais aprofundado sobre os dois últimos tópicos.


Fonte: Bio Sônia Lopes
           Imunidade Inata- Lucas Carvalho
Imagens: Google

terça-feira, 19 de maio de 2020

SEGUINDO A TRILHA DA ALIMENTAÇÃO DA HUMANIDADE

Os hábitos alimentares de uma dieta mais natural, atualmente, ainda são seguidos por civilizações que se espelham nas formas alimentares antigas.
Segundo o antigo testamento o homem deveria ser vegetariano. Gen: 1:27
A Bíblia mostra que os homens que viveram nesta época vegetariana chegaram a idades hoje inalcançáveis.
  1. Adão- 930 anos
  2. Matusalém- 969 anos (o homem que mais viveu).
Após o dilúvio, Abraão 175 anos e Moisés 120 anos. Por que viviam tanto?
Estudos sugerem algumas explicações:
  1. Maior quantidade de oxigênio na atmosfera.
  2. Maior pressão barométrica.
  3. Vegetação mais rica em nutrientes.
  4. A carne não fazia parte da alimentação.
Em  Gênesis (9:1-4) também encontramos referências a alimentação vegetariana.
Nossa saliva é alcalina e contém ptialina, que nos ajuda a digerir os carboidratos.
Somos diferentes dos animais carnívoros em relação ao sistema digestório. Nossos ácidos internos e intestino são mais adaptados aos vegetais, portanto somos menos aptos na digestão das carnes. Temos sete vezes mais dentes para processarmos vegetais e frutas do que carne.
Jesus, como bom judeu, comia baseado nas leis de Levítico e Deuteronômio, ou seja, Jesus deveria comer pouca carne, e a mesma deveria ser "limpa", como peixes e aves.
Na dieta judaica( Kosher), o ideal seria a vegetariana.
Se, contudo, não puder controlar seus desejos por carne, que esta seja Kosher.
Embora a milênios de distância a dieta de Jesus ainda serve de modelo de condutas e práticas para a imunidade, bem-estar e equilíbrio fisiológico.

E como está o ecossistema onde você vive?
De que forma você está contribuindo para ter um ecossistema equilibrado?
De que forma você está contribuindo com a Biosfera?

Vamos relembrar um pouco de Biologia?
Num ecossistema equilibrado os componentes bióticos podem ser classificados em produtores, consumidores e decompositores. Nos ecossistemas aquáticos os produtores são representados pelo fitoplâncton e nos terrestres pelas plantas. Ao obter alimento, qualquer organismo estará obtendo energia e matéria.Assim, numa cadeia alimentar, a disponibilidade de energia maior está nos seres produtores, ou seja, as plantas possuem grande quantidade de nutrientes que nos fornecem energia e vitalidade, bem como produzem enzimas antioxidantes que eliminam as toxinas de nosso corpo. Já o nível dos  consumidores primários, secundários, terciários, os animais que o homem mata para obter carne, possuem pouca energia (poucos elétrons), pois possuem muita química  ( transgênicos,corantes, hormônios, nitratos,nitritos, sulfitos,glutamatos,...),são produtos sem energia e com muitas toxinas, os seja,os radicais livres  que você está ingerindo  que provocam doenças em seu organismo.
E você está ingerindo mais energia dos produtores ou consumidores?
Você possui autonomia, para mudar os paradigmas e implantar um estilo de vida saudável em tempos radicais de pandemia do Coronavírus.

 Observe a imagem abaixo e tire suas próprias conclusões...



Fonte: A Dieta de Jesus- Heloísa Bernardes
           Biologia- Paulino
           Semav- Gabriela Chaves
Imagem: realizeeducação.com.br

         
         

REGRESSO EM TEMPOS DE PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

Querido Blog e Seguidores!

Depois de algum tempo afastados retorno com algumas justificativas.
"Que teus sonhos sejam sempre maiores que teus medos". Frida Kahlo
Nesse período fui atrás dos meus sonhos e projetos pessoais trilhando o caminho das Artes, Fotografia, Culinária, Reflexologia, Saúde, Pilates, pesquisas, cursos on-line e presenciais...Irei mostrar meus trabalhos e pesquisas no decorrer das postagens.



Fotomontagem
Clair Ramos de Melo


Mas, agora nesse período da Pandemia  do Coronavírus urge um sentimento de contribuir com meus conhecimentos e cursos adquiridos com a humanidade. Iniciei confeccionando máscaras para pessoas do grupo de risco e vulnerabilidade social, mas senti que precisava contribuir  de uma forma mais profunda. Quando via as estatísticas na mídia sentia um aperto no peito e perplexidade. Creio que também estejam sentindo essas sensações angustiantes e de perplexidade com as estatísticas de óbitos e contaminados pela Covid-19 no mundo. Então, comecei a fazer leituras em meus livros de Biologia, revistas,jornais , sites de  pesquisas e cursos on- line sobre o Coronavírus. 
Vendo as estatísticas mundiais fiz uma analogia em relação aos países com mais contaminados e óbitos. Na  época o Brasil estava em sétimo lugar de óbitos e muitas indagações e provocações me nortearam.
  • Por que alguns países pobres não possuem muitos óbitos?
  • Por que os países de primeiro mundo estão com as estatísticas bem elevadas?
  • Qual o seu hábitat e nichos ecológicos?
  • Qual a gastronomia desses povos?
  •  E muitas outras indagações...
E você já parou para pensar sobre isto?