sábado, 24 de novembro de 2012

O que as vacas têm a ver com o "efeito estufa"


Você já ouviu falar que o planeta está cada vez mais quente? É verdade, a poluição está aumentando a temperatura, aos poucos. Mas, se o calor continuar crescendo, quando a criançada de hoje ficar adulta, vai ficar difícil viver... As geleiras podem derreter muito e inundar cidades que ficam na beira da praia... Já imaginou?

O que está acontecendo é o famoso "efeito estufa", que são gases poluentes que deixam a atmosfera mais grossa. Assim, os raios solares entram na atmosfera e muitos não conseguem sair. Dessa forma, a cada dia que passa, o planeta se aquece mais.

O gás poluente mais conhecido é o gás carbônico, CO², que vem da fumaça dos carros e fábricas e das queimadas. Outro gás do efeito estufa é o metano, CH4, que vem do lixo orgânico (restos de alimentos). As vacas também produzem metano.

Preocupada com a influência das vacas no efeito estufa, a Embrapa começou a estudar isso com o projeto Pecus. Para quê? Para calcular quanto as vacas e os bois "soltam" de metano no ar e para diminuir a quantidade deste gás.

Sim, isso é possível! Como? Melhorando as condições de criação destes animais, plantando árvores no meio do pasto, etc. As árvores ajudam a melhorar o ar, porque aumentam a quantidade de oxigênio (O²). Pode haver várias outras formas de resolver este problema, é por isso que os pesquisadores da Embrapa pensam e estudam bastante.

Com menos metano no ar, ajudamos o Brasil a ter uma pecuária sustentável, ou seja, sem agredir o meio ambiente. Assim, quando as crianças de hoje ficarem adultas, terão um planeta melhor para viver, sem calor e sem tragédias na natureza.
Fonte:  CPPSE Embrapa
Acessado em: 24/11/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário