domingo, 18 de novembro de 2012

Copa de 2014 terá hotéis sustentáveis


Pousada Encantos da Terra está entre as que já possuem a certificação (foto: Eduardo Jacques/divulgação)
Além de hospitalidade, o RS quer mostrar aos turistas que está em sintonia com as práticas sustentáveis. De olho na vinda de estrangeiros para a Copa de 2014, o Sebrae/RS oferece a pousadas e hotéis um curso de qualificação para a conquista da Norma ABNT NBR 15.401, que prevê ações em prol do meio ambiente, qualidade de gestão e atividades sócio-culturais.
Uma chamada pública irá selecionar, nos próximos dias, dez micro e pequenas empresas do setor. Cada hotel ou pousada receberá R$ 18 mil, equivalente a 80% do gasto total com 220 horas de consultoria. “Estamos selecionando pequenas empresas, com até 50 unidades habitacionais, e que já tenham práticas ambientais aplicadas”, explica a coordenadora do programa, Amanda Paim. A expectativa é de que as escolhidas estejam habilitadas em janeiro de 2014.
O curso de qualificação inclui diagnóstico das práticas atuais. “Faz-se um plano de desenvolvimento para que a empresa atinja todos os itens que são avaliados no momento da certificação.” A norma 15.401 propõe reflexões sobre a destinação de resíduos sólidos, conservação da água e utilização de produtos com embalagens retornáveis, questionando, por exemplo, se há controle do consumo de energia por hóspede ou se existem fontes de energia renováveis.
No RS, apenas três empresas, todas de Canela, têm a certificação: as pousadas Encantos da Terra e Dom Ramon e o Hotel Blumenberg. A Encantos da Terra armazena água da chuva que, após ser filtrada, é utilizada na jardinagem e lavagem interna. Redutores de vazão foram instalados em torneiras sem alterar a qualidade do funcionamento. “De 2010 para 2011, reduzimos o consumo de água em 28%”, diz o proprietário, Mauro Salles. A empresa, que aposta no aquecimento solar e na redução do lixo, está entre as credenciadas pela Fifa para atender às necessidades de hospedagem durante a Copa de 2014.
Fonte: www.correiosustentavel.com.br
Acessado em:18/11/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário