domingo, 26 de julho de 2020

PULANDO CORDA NA QUARENTENA

O pular corda traz inúmeros benefícios físicos, como coordenação, impulsão, exercício cardiorrespiratório e até noção de sincronia, quando duas pessoas precisam pular juntas.





Os benefícios de pular corda- Pular corda é um exercício físico completíssimo, além do que uma diversão maravilhosa que queima calorias e dá preparo físico. Além de oportunizar uma melhor coordenação de braços e pernas, e um maior equilíbrio, velocidade e agilidade. Pular com pernas juntas, alternadas, pulando enquanto mexe com os braços...

Comprar uma corda é uma forma barata e divertida de conseguir que todos da família fortaleçam o sistema cardiovascular, tenham resistência e flexibilidade nos músculos e melhorem grandemente suas habilidades para coordenar mãos, olhos e pés, evitando assim a obesidade infantil e adulta. Pular corda ainda dará uma boa orientação espacial e sentido de ritmo (já que tem que adaptar a velocidade do salto com a canção).

Pular por pular pode parecer cansativo e enfadonho, mas quando faz parte do jogo infantil, é uma ferramenta muito divertida para combater o risco de uma vida sedentária e que pode levar a obesidade infantil e adulta. 

Tipos de corda
De sisal- É a mais barata, mas inadequada para movimentos rápidos. Ideal para executar movimentos básicos.
De polipropileno- É mais pesada, substitui a corda de sisal e é mais ágil. Pode ser usada longa, na corda partilhada e dupla.

Pular corda é um enorme exercício físico, ideal para a saúde e os momentos de diversão das crianças. Além disso, é uma brincadeira muito fácil e que exige só mesmo uma corda, energia para pular e disposição dos adultos em participar da brincadeira na quarentena.

 A criança tanto pode pular sozinha a corda, com os pais...  Para isso, ela deverá ter habilidades motoras de saltar com um e dois pés, agachar, girar e equilibrar-se.
Uma das formas de pular corda é cantando uma musiquinha...

"O homem bateu na porta
E eu abri
Senhoras e senhores
Coloca a mão no chão (fazer isso pulando a corda)
Senhoras e senhores
Pule de um pé só (fazer isso pulando a corda)
E da uma rodadinha (fazer isso pulando a corda)
E volte para o olho da rua (sair da corda, senão sair começa a bater forte a corda)".


Quem nunca pulou corda cantando com essa musiquinha?




O vídeo a seguir ensina a musiquinha salada, saladinha.




Este post é dedicado a todos os avós, que devido a quarentena da pandemia do Coronavírus não puderam abraçar seus netos e filhos.



Fonte: tempojunto.com
           br.guiainfantil.com
           novaescola.org.br
Acessado em: 26/07/20
Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário