quinta-feira, 25 de abril de 2013

Refrigerante aumenta o risco de diabetes


Os  refrigerantes são ricos em substâncias que interferem nas atividades do nosso organismo de forma negativa, você provavelmente já sabe. Sódio, corantes e grandes quantidades de açúcar são apenas algumas delas. Mas que quantidades moderadas da bebida são suficientes para fazer mal deve ser novidade. Segundo um amplo estudo europeu, desenvolvido pelo Imperial College London, 340 ml refrigerante por dia, o equivalente a uma lata, aumenta em 22% o risco de desenvolver diabetes tipo 2. 
Para chegar a esses resultados, os pesquisadores contaram com a informação de 350 mil pessoas de oito países europeus diferentes: Grã-Bretanha, Alemanha, Dinamarca, Itália, Espanha, França, Suécia e Holanda entraram nessa lista. Foram respondidas questões sobre dieta, incluindo a quantidade de refrigerantes adoçado e suco natural consumida por dia.
"Abolir o refrigerante da alimentação é a primeira e mais eficiente medida para reduzir o consumo de açúcar", afirma a nutricionista Amanda Epifânio, do Centro Integrado de Terapia Nutricional (Citen), em São Paulo. Segundo a profissional, beber uma latinha de refrigerante todos os dias resulta na ingestão de um quilo de açúcar no fim do mês. "Para matar a sede, nada melhor do que água, sucos naturais diluídos ou isotônicos, quando se estiver praticando exercícios", recomenda.

Reduza o açúcar da alimentação

Em geral, quem está de dieta vive em pé de guerra com doces. Se, por um lado, é impossível evitá-los, por outro é muito difícil comê-los com moderação. Agora, entretanto, há mais um bom motivo para controlar a ingestão de açúcar. Confira as principais medidas recomendadas por nutricionistas para não ultrapassar a recomendação diária de açúcar, que é de 200 calorias em uma dieta de 2.000 calorias por dia.


Dicas para reduzir o açúcar:

Corte o refrigerante

Escolha frutas como sobremesa durante a semana

Evite alimentos processados

Maneire nas colheradas de açúcar

Engane a vontade com chiclete sem açúcar

Diminua o consumo de fast-food

Priorize refeições em casa

Fonte: www.minhavida.com.br

Acessado em: 25/04/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário