Empresa brasileira cria plástico sustentável feito de mandioca
O plástico é feito de carbono e hidrogênio, assim como qualquer substância orgânica. Isso faz com que, na teoria, a substância possa ser criada a partir de várias fontes. Na prática, não funciona bem assim, salvo algumas exceções. Uma delas é a CBPak, empresa brasileira que criou um processo de produção de plástico a partir de amido de mandioca.
A fabricação do plástico de mandioca emite muito menos gás carbônico que a produção de artigos feitos de derivados do petróleo. Os produtos da CBPak podem ser reciclados como qualquer plástico e há a possibilidade dos copos e bandejas se decomporem totalmente na natureza, o que protege o meio ambiente.
A CBPak foi criada em 2002 por Cláudio Bastos, 64 anos. A empresa produz 2 milhões de itens por mês e a previsão é de que o faturamento deste ano chegue a R$ 1 milhão. Bastos antecipou que a CBPak pretende investir na produção de tubetes, usados no plantio de mudas de reflorestamento. "Quem trabalha com tecnologia não pode parar de inovar nunca", afirmou ele.
Acessado em: 15/12/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário