domingo, 15 de dezembro de 2013

Plástico sustentável feito de mandioca

Empresa brasileira cria plástico sustentável feito de mandioca



O plástico é feito de carbono e hidrogênio, assim como qualquer substância orgânica. Isso faz com que, na teoria, a substância possa ser criada a partir de várias fontes. Na  prática, não funciona bem assim, salvo algumas exceções. Uma delas é a CBPak, empresa brasileira que criou um processo de produção de plástico a partir de amido de mandioca.
A fabricação do plástico de mandioca emite muito menos gás carbônico que a produção de artigos feitos de derivados do petróleo. Os produtos da CBPak podem ser reciclados como qualquer plástico e há a possibilidade dos copos e bandejas se decomporem totalmente na natureza, o que protege o meio ambiente.
Depois das bandejas e copos, próximo passo é criar tubetes feitos de mandioca (Foto: Divulgação)


A CBPak foi criada em 2002 por Cláudio Bastos, 64 anos. A empresa produz 2 milhões de itens por mês e a previsão é de que o faturamento deste ano chegue a R$ 1 milhão. Bastos antecipou que a CBPak pretende investir na produção de tubetes, usados no plantio de mudas de reflorestamento. "Quem trabalha com tecnologia não pode parar de inovar nunca", afirmou ele.

Fonte: pegn.com.br
Acessado em: 15/12/2013

Colher inteligente "anula" tremores de pessoas com Parkinson

A Liftware é equipada de motores que se movem na direção contrária dos tremores, estabilizando a mão de pacientes com dificuldades motoras


A hora de comer é sempre complicada para pessoas com doenças como o mal de Parkinson. Por causa dos tremores, a pessoa não consegue segurar os talheres de forma adequada, o que traz frustração ao paciente e tristeza às pessoas que o acompanham. Mas uma criação de uma empresa norte-americana surge como uma solução para quem tem esse tipo de problema no país: uma colher, produzida pela Lift Labs, que "anula" os tremores de quem tem dificuldades motoras
A colher, batizada de Liftware, tem dispositivos que funcionam de forma semelhante aos estabilizadores de câmeras digitais, que impedem que as fotos fiquem tremidas. Além disso, a colher tem motorzinhos que distribuem a força colocada pela pessoa por toda a área da mão - em outras palavras, a colher se move na direção contrária do tremor da mão.
O talher, que infelizmente só está à venda nos EUA, é bem mais caro que uma colher comum: custa cerca de R$ 680. Mesmo assim, o produto pode melhorar e muito a vida de quem tem dificuldades motoras e trazer de volta a eles a deliciosa sensação de aproveitar uma refeição.
Fonte: pegn.com.br
Acessado em: 15/12/2013

Óculos que consegue enxergar veias de pacientes

Produto, prometido para 2014, diminuirá o número de erros dos profissionais de saúde

A medicina, a cada dia, amplia o uso de novas tecnologias para aperfeiçoar o trabalho e alcançar melhores resultados. A Evena Medical, empresa americana sediada no Vale do Silício, por exemplo, lançou um par óculos que “enxerga” veias pela pele do braço do paciente.
Com o recurso, o “The Eyes-On Glasses” torna possível evitar o número de tentativas e erros na hora de colher amostras de sangue ou de inserir algum remédio intravenosamente. Os óculos têm um sistema de imagens multiespectral 3D que ajuda a mostrar as veias pelas câmaras do objeto, que processam as informações e fazem com que pareçam um Raio X.
Os óculos podem armazenar e transmitir imagens e vídeos para lugares remotos via Bluetooth, Wi-Fi e 3G. Eles também possuem sistema de áudio para conferências e todas as informações são processadas por um equipamento preso a um cinto.  O aparelho da Evena usa a tecnologia Epson Moverio, que permite que os óculos também mostrem informações sobre objetos físicos focalizados pelas lentes, como no Google Glass.
As redes de hospitais serão o público alvo do “The Eyes-On Glasses”, que começa a ser comercializado no primeiro quadrimestre de 2014. A Evena, porém, pensa em utilidades para o equipamento no exército americano e para paramédicos.
Fonte: p.e.g.n.com.br
Acessado em: 15/12/2013

Sustentabilidade - Garrafas de vinho vazias em vasos "inteligentes"

Startup transforma garrafas de vinho vazias em vasos "inteligentes"

A portuguesa My Little Garden transforma os recipientes em suportes de plantas e fornece sementes de ervas para serem cultivadas


 A startup portuguesa My Little Garden criou uma opção mais criativa e com maior impacto social para os donos de estabelecimentos e até para usuários individuais: transforma essas garrafas em pequenos vasos de plantas, que ajudam proprietários e empresas a cultivarem suas próprias ervas.
Ao mesmo tempo, a startup envolve os membros da sociedade fora do mercado trabalho, pagando uma remuneração justa. O processo funciona da seguinte forma: a empresa recolhe garrafas vazias de restaurantes locais e, em seguida, envia para a Oasis - Organização de Apoio e Solidariedade de Integração Social - cujos membros, desempregados por diversos motivos, aprendem técnicas de limpeza e de tiragem do rótulo sem deixar marcas nas garrafas.
Os recipientes são então entregues à prisão de Leiria, onde os detentos adaptam as garrafas para uso como kits de cultivo. Todos os envolvidos são recompensados pelo trabalho.
Quando chega a My Little Garden, a startup vira as garrafas de cabeça para baixo, corta a parte superior e coloca um pavio de retenção de água no gargalo, que fornece umidade contínua para o “solo”.
A empresa ainda oferece sementes de diversas ervas, que crescem em ambientes fechados, junto com as garrafas, que podem ser penduradas na parede com estruturas de aço. Cada kit custar cerca de 15 euros.
Fonte.pegn.com.br
Acessado em: 15/12/2013

domingo, 1 de dezembro de 2013

Novo Lápis que você Planta em vez de Jogar Fora


O que acontece quando você terminar de usar o seu lápis, e ele está tão usados ​​a um ponto que você não possa agarrar o toco com os dedos? Plante-o ! Sim, um lápis que ao fim de sua vida útil pode ser enfiado na terra, servindo até de estaca com o nome da planta. “Verbs to herbs” ou em português “Verbos para ervas” é lápis que contem uma cápsula com semente na ponta, que é ativada quando molhada. Feita a partir de madeira de cedro sustentável e ecológica.
O lápis Verbs to herbs também atua como um marcador de planta, rotulando que planta vai nascer a partir de sua cápsula. Como a a cápsula de sementes é água-ativada em sua ponta, não é indicado para quem tem o costume de mastigar ou chupar o lápis, ou talvez isso seja uma boa oportunidade para finalmente quebrar esse hábito.
Existem 8 modelos de lápis diferentes, com sementes de manjericão, coentro, endro, hortelã, salsa, sálvia, alecrim e tomilho. Cada cápsula semente contém duas sementes para maximizar as chances de surgimento da planta.
Fonte: vidasustentável
Acessado em:1/12/2013

Como fazer uma Árvore de Natal com Garrafa Pet

Como fazer uma Árvore de Natal com Garrafa Pet

Essa árvore de Natal  é bem simples de fazer, mas seu efeito é impressionante, com um pouco de criatividade você pode colocar enfeites e arranjos que vão deixar essa árvore de Natal um charme.



Fonte: vidasustentável
Acessado em: 1/12/2013

Decorando sua Árvore de Natal com Material Reciclado




Quer saber mais?
Fonte: vidasustentável
Acessado em: 1/12/2013



Como plantar Cebolas em Garrafa PET

Em muitos países, principalmente onde o inverno é mais rigoroso, existe uma grande dificuldade de conseguir alimentos frescos o ano inteiro, uma saída é plantar o maior numero de alimentos em sua própria casa, seja em vasos ou garrafa pet.  Geralmente o que mais é plantado são os temperos e ervas aromáticas, pois os alimentos são mais difíceis e requerem cuidados especiais. Já vimos em um artigo Como Cultivar Batatas em Baldes, Vaso ou no Jardim e agora vamos mostrar como plantar Cebolas em Garrafas PET.


Esse é um método bem original de plantar cebolas, você pode fazer essa mini horta em qualquer lugar,  no parapeito da janela, na estante ou na cozinha,  e durante todo o ano. Esse Passo-a-passo é simples, bem intuitivo. Corte a parte superior da garrafa PET, a parte do funil, faça buracos na garrafa de plástico da mesma maneira que foi feita na garrafa pet das fotos.
Na parte inferior derrame um pouco de terra  adubada e coloque as cebolinhas alinhadas , intercale terra e cebolas até encher a garrafa inteira.
Pronto…. O resto é por sua conta.
Quer saber mais?
Fonte:vidasustentável
Acessado em: 1/12/2013

10 Dicas de Como Fazer Reciclagem de Embalagens de CD e DVD

As dicas vão desde o bizarro ao super útil, alguns dos sites tem tutoriais de como fazer, outros tem vídeos explicativos e alguns apenas mostram as belas criações de reciclagem .

Mostruário feito de embalagens de DVD ou CD


Alimentador do pássaro feito de Pack de DVD

Organizador de Cabos

Fonte: vidasustentavel

Acessado em: 1/12/2013