terça-feira, 28 de agosto de 2012

Morcegos. Quem são, afinal, estas estranhas criaturas?


      São os únicos mamíferos que voam, e saem à procura de alimentos ao entardecer e à noite.
      Vivem em média 15 anos e, a partir de 2 anos, tem início a vida reprodutiva, com um período de gestação de 2 a 7 meses, de acordo com a espécie, gerando normalmente um filhote ao ano.
      Os morcegos desempenham importante papel na natureza, podendo ser responsáveis pela dispersão de sementes, polinização de flores e controle da população de insetos. Apesar destes benefícios, geralmente estão associados a símbolos de terror, mistério e antigas crenças, como a de que são "ratos velhos que criaram asas". Obviamente, morcego e rato são animais diferentes.

      Existem somente três espécies que são hematófagas, alimentando-se exclusivamente de sangue.
      Nas cidades, os morcegos mais comuns são os insetívoros (alimentam-se de insetos) e os fitófagos (alimentam-se de frutos, néctar, partes florais e folhas), devido à grande oferta de alimentos e à presença de abrigos.

     Os abrigos mais utilizados pelos insetívoros são as edificações. A falta de conservação, falhas na construção e até detalhes arquitetônicos, criados para embelezamento, acabam constituindo verdadeiras "cavernas artificiais" para alojá-los.
      A presença de morcegos fitófagos nas cidades ocasiona manchas de fezes nas paredes, entre outros transtornos.
     A principal doença que os morcegos podem adquirir e transmitir para o homem e outros mamíferos é a raiva.
       Esta doença letal pode ser causada pela mordedura, arranhadura ou até mesmo lambedura de qualquer espécie de morcego, portanto, nunca o manipule!
     Animais encontrados durante o dia exigem maior atenção, pois há grande possibilidade de estarem doentes e infectados com o vírus da raiva.

Fonte: <http://www.pasteur.saude.sp.gov.br
Acessado em 28/8/2012





domingo, 26 de agosto de 2012

sábado, 25 de agosto de 2012

Sustentabilidade Ambiental em sua Casa


Atualmente o tema Sustentabilidade está sendo muito falado por todo mundo. Mas, tal como as famílias são à base de nossa sociedade, também nossas casas são a unidade que forma o planeta e é nelas que a defesa do bem comum deve começar.
Você pode fazer muito para melhorar o ambiente e sua qualidade de vida se tomar atitudes que promovam não apenas a sustentabilidade em casa, mas também a sustentabilidade ambiental. Isso porque quando todos nós tomamos atitudes responsáveis, todo mundo sai beneficiado.
Comecemos pelo consumo de água. Esse é o bem mais precioso e mais importante para a vida em nosso planeta. Não deixar a torneira aberta enquanto se lava os dentes ou a louça, tomar banhos rápidos e lavar a roupa na carga máxima da máquina são alguns hábitos que poderá mudar para melhorar a sustentabilidade em casa e ainda poupar em seus gastos de água.
Também poderá gastar menos em energia elétrica se não deixar ligado aquilo que não está utilizando como a luz ou aparelhos eletrônicos. Se mudar suas lâmpadas para as florescentes (em vez das incandescentes), usar um notebook em lugar de um computador de secretária, tiver uma geladeira com o selo Procel (programa que defende que se poupe energia) e aproveitar ao máximo as fontes de energia e ventilação naturais poderá reduzir seu impacto no planeta e assim promover a sustentabilidade ambiental. Outro aspecto de grande importância para a sustentabilidade ambiental é a reciclagem de seu lixo. Pilhas e baterias têm componentes extremamente prejudiciais para o ambiente. Também a reciclagem de papel pode diminuir o abate de árvores que produzem o oxigênio indispensável para nossa vida. Você tem a possibilidade de fazer algo que pode beneficiar todo mundo se promover a sustentabilidade em casa. Se todos fizermos o mesmo estamos promovendo o bem-estar de todos e o próprio futuro da vida na Terra
 Fonte: Gabi Batista, maio,2011

sexta-feira, 24 de agosto de 2012


Frases ecológicas para meditação


* Cuidar da água é essencial para preservar a vida.
* Evitar desperdício e poluição da água é tarefa de todos.
* Vamos proteger as nascentes, lagoas e riachos, desde a Esplanada até o Camacho.
* Riachos poluídos atravessam as cidades em vários sentidos. Herdarás o solo sagrado e a fertilidade será transmitida de geração em geração.
* Se o homem do campo não produz o da cidade passa fome.
* A miséria é consumir muitos recursos naturais.
* Estamos esquecendo que fazemos parte da natureza.
* O homem é o único responsável tanto pela degradação como pela preservação do meio ambiente.
* Os recursos naturais pertencem a todos e se esgotam.
* Meio ambiente é onde se vive e preservá-lo é uma obrigação de todos.
* Conheça os seus direitos e deveres ambientais.
* A fotossíntese é o processo bioquímico mais importante que acontece na  natureza.
* A maior e melhor indústria de alimentos do mundo é a planta e o sol é o seu sócio majoritário.
* A palavra-chave é inovação e não apenas no âmbito tecnológico. A inovação precisa ser de atitude, de postura, de produção e de consumo.
* Preservar é inteligente, preserve para o futuro.
* Meio ambiente por inteiro.
* Meio ambiente é o fundamento básico para a qualidade de vida.
* Devemos pensar ecologicamente, dando a nossa contribuição para a melhoria da qualidade de vida do planeta.
* Agressor do meio ambiente não é só aquele que o degrada, mas todos nós que não tomamos iniciativas dirigidas a simples atos como manutenção de lixeiras, conservação de praças, arborização de  ruas, cuidado com o lixo, etc.
* Um chuveiro que recicla água utilizada para o banho foi considerado o maior invento num concurso ecológico promovido recentemente na Grã-Bretanha.
* Todas as ações devem ser direcionadas para a busca do desenvolvimento sustentável.
* O ideal seria que chovesse tão somente à noite e de dia fizesse sempre sol, para que a fotossíntese vigorasse na sua total plenitude.
* Gerenciar os recursos hídricos de uma bacia hidrográfica significa gerenciar também a sua cobertura vegetal. Não se pode pensar as duas coisas separadamente.
* Se planejarmos para um ano, devemos cultivar cereais, se para uma década, devemos plantar árvores, porém, se planejarmos para uma vida inteira, devemos treinar e educar o “homem”.

A sobrevivência da espécie humana depende único e exclusivamente de cada um de nós.
Faça sua parte, ajude o planeta - Preservando-o!




Fonte: Jornal Vanguarda, fev, 2007