sexta-feira, 28 de agosto de 2020

NA TRILHA DA ALIMENTAÇÃO DA HUMANIDADE - CHAKALACA AFRICANO

Estava pesquisando a gastronomia Africana e testando alguns pratos, quando as intempéries da vida me afastaram dessa pesquisa. Porém, ela foi muito útil, para colocar em prática o conhecimento da gastronomia Africana, através do Chakalaka, um prato altamente nutritivo e energético, que dá saciedade e energia para levantar um enfermo da cama e assim recuperar rapidamente a saúde de meu pai que esteve hospitalizado devido aos efeitos colaterais de uma medicação. Logo após a alta hospitalar, fui ao mercado mais próximo e já comprei os ingredientes para fazer essa receita. A família aprovou. Mas que prato gostoso! E teve repetição nos dias seguintes...E a recuperação da sua saúde também foi mais rápida.Confesso que depois de vários dias de exaustão precisei preparar um Chakalaka, quando retornei ao meu lar, para resgatar as energias perdidas.



O Chakalaka é um prato Africano à base de feijão, legumes e especiarias...O feijão geralmente branco pode ser substituído pelo feijão preto, grão-de-bico ou lentilha. A escolha fica a seu critério.Um prato muito nutritivo com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e nutritivo. Esse prato nasceu nas favelas sul africanas, diz a lenda que os empregados das minas da região de Johannesburg começaram a misturar legumes nas latinhas de feijão com molho de tomate, para variar um pouco o cardápio, fazendo uma refeição nutritiva e muito barata e que hoje faz parte do dia-a-dia da população. E que sábia combinação!

                                                            Fotomontagem: Clair Ramos de Melo


Se observarmos o mapa mundi da evolução do Coronavírus diariamente podemos perceber que no continente africano os casos de óbitos em alguns países estão ainda na casa da dezena. Que maravilha! Alguns países de extrema pobreza. Mas, de gerações que ainda respeitam e seguem  os hábitos e costumes de seus antepassados. Em Moçambique temos 3.440 casos e 21 óbitos. Em Uganda temos 2.362 casos e 22 óbitos. Alguns países enfrentam vários problemas de ordem socioeconômica e até de saneamento ambiental. Também se observa que a agricultura familiar ainda é um fator predominante na região,ou seja, uma alimentação  saudável e menos produtos industrializados no organismo da população.

Chakalaka ( para oito pessoas)

INGREDIENTES

1 cebola grande, picadinha

2 dentes de alho esmagados

3 colheres de sopa de óleo

1 colher de chá de  açafrão e curry em pó.

1 colher de chá de tempero de coentro

 Pimentão vermelho, verde e amarelo (em cubos) (a gosto)

1 cenoura grande, descascada e ralada

5ml (1 colher de chá) de pasta de tomate

2 tomates, descascados e ralados

 425g Feijão cozido

Metade de um punhado de coentro fresco (picado grosseiramente)

Sal e pimenta do reino a gosto


MÉTODO

Refogue a cebola e o alho no azeite em uma panela. Adicione o curry em pó, açafrão e tempero de coentro. Adicione a cenoura e refogue até ficar macia. Adicione o extrato de tomate e mexa bem, em seguida, adicione os tomates e cozinhe por 8 a 10 minutos. Adicione os pimentões  em cubos e por último o feijão cozido e cozinhe por 8 minutos. Por último, adicione o coentro fresco e retire do fogo e sirva.


DICAS: Deixar antes o feijão de molho 12 horas e escorrer a água para cozinhar, para evitar flatulência.

Você também pode acrescentar uma colher de sopa de gengibre picado,uma pitada de noz moscada, meia colher de chá de tomilho. Retire as sementes dos pimentões para não ficar tão picante.

Eu prefiro acrescentar na minha receita as cenouras em palitos, milho verde cortado em rodelas, couve flor ou vagem picadinha.E também uso uma colher de sopa rasa de açafrão. Prefiro não fritar o alho para não perder suas propriedades. Para dar mais consistência ao molho separo uma porção do feijão e  amasso-os com um garfo , misturo -os novamente à panela, até que o caldo fique na consistência desejada, como o da foto acima. (O truque das avós).


Use a sua criatividade e crie seu próprio Chakalaka,(feijão vegetariano) com seu feijão, legumes e especiarias preferidas.



Sugestão: Minha sugestão é servir como ensopado, com arroz, polenta mole ou pão.

Se preferir pode servir como molho para comer com peixe.



Importante! Essa receita ajuda na reposição das energias, portanto no caso de enfermos é melhor retirar os pimentões.

Aos profissionais da saúde, que estão na linha de frente na pandemia do Coronavírus um Chakalaka vai revigorar a sua saúde.

Aconselho também para estudantes e aos profissionais de todas as áreas.



Fonte: daafricapraca.wordpress.com

           peppadew.co.za